INAUGURAÇÃO

População da zona Sul é beneficiada com nova Unidade Básica de Saúde

Investimento na obra foi de R$ 866.947,09

População da zona Sul é beneficiada com nova Unidade Básica de Saúde

Uma nova estrutura, com conforto para os usuários e condições de trabalho adequado para os profissionais de saúde. Foi o que recebeu a população de 8 mil pessoas do bairro Areias na manhã de hoje (28), com a inauguração da Unidade Básica de Saúde José Cândido de Moraes Júnior, em comemoração ao aniversário de 166 anos de Teresina.

Esta é a 71ª UBS a receber um prédio novo, dentro dos padrões de qualidade do Ministério da Saúde. De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Sílvio Mendes, até o final do ano mais quatro unidades serão entregues. “Nossa meta é fazer com que todas as 90 UBS funcionem em prédios adequados até o próximo ano”, disse o presidente.

A nova unidade conta com ambientes como sete consultórios, entre médicos, odontológicos e indiferenciados, farmácia, salas de observação, coleta, vacina, esterilização, inalação, serviço de sala de marcação de consultas, banheiros adaptados para portadores de deficiência, entre outras. Para sua construção, foi feito um investimento total de R$ 866.947,09. “Nosso trabalho será redobrado, mas com certeza mais feliz. Nós estamos aqui de braços abertos para acolher com uma excelente instalação, pois a casa é de vocês”, disse Celina Lages, dentista de uma das duas equipes Estratégia Saúde da Família que atuam na unidade.

“Achei a melhor coisa que fizeram, pois estão fazendo o bem para a gente”, comentou a usuária Antônia Gomes. A dona de casa de 48 anos frequenta o serviço odontológico do local e disse que aprova o serviço. Já Maria Luzinete Oliveira, que mora próximo à nova UBS, se disse satisfeita em ter uma estrutura nova a seu alcance. “Eu venho muito aqui para consultar minha filha e também acompanho minha mãe e minha vizinha nas consultas de hipertensão e diabetes”, disse.

O Prefeito Firmino Filho frisou a importância do investimento feito nos últimos anos na estrutura da atenção básica, que agora se reflete em frutos como a adequação de toda a sua estrutura em locais onde antes não havia acesso à essa assistência. “Importante salientar que nas últimas décadas nós procuramos massificar as ações de saúde por meio da estratégia saúde da família. E essa estratégia chegou onde antes não existia a presença dos serviços de saúde em Teresina”, disse.

A Unidade Básica de Saúde é a porta de entrada para o SUS. É uma forma de comunicação direta à rede de atenção básica, localizada próxima a residências, locais de trabalho e escolas para fazer um acompanhamento direto com a comunidade.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2074/populacao-da-zona-sul-e-beneficiada-com-nova-unidade-basica-de-saude