VACINAÇÃO

Teresina promove hoje (25) dia D da Poliomielite e Sarampo

Até as 17h de hoje (25), 35 postos de vacina em toda a cidade estarão abertos

Teresina promove hoje (25) dia D da Poliomielite e Sarampo

 

 

Até as 17h de hoje (25), 35 postos de vacina em toda a cidade estarão abertos para o dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. Pais e responsáveis por crianças entre um ano e menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias) devem levar os pequenos para vacinar. A Campanha Nacional de Vacinação começou no último dia 6 e vai até o dia 31.

 

Diante da baixa procura que tem sido registrada em todo o Brasil, a FMS faz um apelo para que os pais não deixem de levar seus filhos para vacinar. Até ontem, sexta-feira, foram administradas 18.546 doses contra a pólio e 18.342 doses contra o sarampo, totalizando 37% da meta. Até o dia 31, esta meta tem que chegar aos 95% de 49 mil crianças. “Durante a semana, são 104 salas de vacina disponíveis para a população. Só os insumos custaram quase 500 mil reais. São centenas de pessoas que estão à disposição para proteger as crianças da cidade de doenças que já deveriam ter sido extintas e que podem ter sequelas graves”, diz o presidente Sílvio Mendes.

 

Mesmo as crianças que estão com seu esquema vacinal atualizado devem participar da campanha, sempre portando sua caderneta de vacinação e o número do cartão SUS para que os profissionais de saúde administrem as doses específicas para sua situação. A vacina contra o sarampo usada na campanha é a tríplice viral - que também protege contra caxumba e rubéola – em todas as crianças do público alvo que não tenham tomado uma dose há menos de 30 dias. Já contra a poliomielite é administrada a vacina oral poliomielite (VOP) em crianças que já tenham recebido uma ou mais doses, ou a vacina inativada poliomielite (VIP), nas crianças que receberão pela primeira vez.

 

A abertura do dia D foi na Unidade Básica de Saúde Chico Ramos, no bairro Satélite, zona Leste. Lá esteve presente Maria Elzair, avó do pequeno Benjamin, de 2 anos e 5 meses. “A gente sempre procura manter o cartão de vacina atualizado, porque sabemos que é importante a prevenção”, justifica a avó. Fernanda Raquel, que levou seu filho Ezequiel Caleb, de 3 anos, também diz que dá importância à prevenção. "A gente se consulta aqui na UBS do satélite sempre vem vacinar", diz.

 

Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS, afirma que o maior objetivo da campanha é que o vírus não se espalhe pelo Brasil, pois com aumento dos casos em Roraima e Amazonas o nosso risco aumenta a cada dia. “Não só isso, na Europa este ano já aconteceram mais de 41 mil casos de sarampo até 31 de julho, com 34 óbitos. Isso mostra que o risco do sarampo é muito grande. Por isso cuidado: não existe remédio para o sarampo, só a vacina, por isso é preciso prevenir”, alerta a diretora.

Tags:
fms

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2067/teresina-promove-hoje-25-dia-d-da-poliomielite-e-sarampo