Moradores de rua têm acesso a serviços de saúde e cidadania

O evento foi organizado pela equipe do Consultório da Rua, que é vinculado à FMS

Moradores de rua têm acesso a serviços de saúde e cidadania

Uma média de 65 moradores de rua tiveram hoje (24) acesso a diversos serviços na II Manhã de Cidadania, em alusão ao Dia Nacional da Luta dos Moradores de Rua. O evento foi organizado pela equipe do Consultório da Rua, que é vinculado à Fundação Municipal de Saúde (FMS).

O evento aconteceu na Casa do Caminho e contou com a parceria de diversas entidades que trabalham com este público, como a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI), ONGs, Defensoria Pública e universidades. “É uma manhã de saúde e cidadania voltada a este público que tanto precisa”, explica a coordenadora Marina Leite.

Foram ofertados serviços como testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites virais, aferição de pressão e glicemia, exames físicos de hanseníase e tuberculose e orientações na área de saúde bucal e a distribuição de kits de higiene. Eles também tiveram acesso a corte de cabelo e beleza, e puderam demonstrar suas habilidades por meio de um show de talentos e exposição de artesanato.

Lucas Soares participou do show de talentos cantando. O morador de rua conta que cortou o cabelo e fez todos os testes rápidos para verificar saúde. “Estou achando o evento promissor, com muitos serviços”, conta ele, que diz querer mudar de vida retomando os estudos. Ana Jaqueline, por sua vez, participou da manhã de beleza. A mulher de 37 anos conta que é acompanhada pelo Consultório na Rua há muito tempo, que a tirou do ponto em que vivia no centro da cidade, tratou suas doenças e faz o acompanhamento de sua situação junto ao Centro Pop.

“Além do atendimento, estamos aqui na luta pelo empoderamento do usuário, na garantia de direitos no cotidiano dessa população”, diz Marina Leite. Para isso, foi chamada a defensoria pública, que fez uma palestra para que eles conheçam seus direitos e estejam orientados para exigir a melhoria à assistência para eles.

O Consultório na Rua é uma equipe itinerante, composta por médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo e agentes sociais, que faz uma assistência em toda Teresina para a população em situação de rua. A equipe tem atualmente 550 usuários cadastrados e realiza uma média de 200 atendimentos por mês.

O Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua nasceu em alusão à tragédia de 19 de maio de 2004, quando 11 moradores de rua foram mortos na cidade de São Paulo. “A data é considerada o marco inicial, porque a partir desse massacre foi visto que a população de rua precisa de uma maior visibilidade”, conta Marina Leite.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2066/moradores-de-rua-tem-acesso-a-servicos-de-saude-e-cidadania