FAXINA NOS BAIRROS

Zonas Sul e Leste recebem equipes de limpeza para combate ao Aedes

Teresina está em baixo risco de infestação pelo Aedes aegypti

Os bairros Parque dos Sonhos (zona Sul) e Vale Quem Tem (zona Leste) serão os contemplados pela Faxina nos Bairros desta semana, que acontece amanhã (25), a partir das 8h. A atividade vem mobilizando a população para combater o Aedes aegypti (mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya) por meio da limpeza domiciliar.

Teresina está em baixo risco de infestação pelo Aedes aegypti. Este foi o resultado do terceiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2018, que registrou um Índice de Infestação Predial (IIP) – a relação entre o número de imóveis positivos para o mosquito pelo total pesquisado – de 0,2% na nossa cidade.

A pesquisa foi feita entre os dias 06 e 10 de agosto em todos os bairros da capital, que foram divididos em grupos de 32 estratos. “Este resultado de 0,2% é fruto do trabalho de rotina dos agentes de endemias e bem como das ações de intensificação que são realizadas durante todo o ano, como a Faxina nos Bairros”, relata a gerente de Zoonoses Oriana Bezerra. No último LIRAa, realizado em maio, este número foi de 0,7%.

Na Faxina de amanhã, na zona Sul as equipes vão percorrer o quadrante Avenida Henry Wall de Carvalho, Avenida José Soares, rua Coheb, Rua 4. Já na zona Leste as equipes percorrerão a rua Gal. João Evangelista Rocha, Avenida Doutor Hugo Basto, Rua Alvina Fernandes Gameiro e Avenida Dom Helder Camara.

A Faxina nos Bairros é uma parceria entre a Fundação Municipal de saúde (FMS) e as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) de cada área. A ação conta com a parceria da comunidade, que é avisada pelos agentes de saúde para realizar uma limpeza dentro de sua casa.

Faxina nos Bairros fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2064/zonas-sul-e-leste-recebem-equipes-de-limpeza-para-combate-ao-aedes