Consultório na Rua promove dia de cidadania na Casa do Caminho

O evento acontece amanhã (24), de 8h às 12h

Em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, lembrado em 19 de agosto, a equipe do projeto Consultório na Rua, da Fundação Municipal de Saúde, realizará amanhã (24), de 8h às 12h, uma manhã de cidadania às pessoas em situação de rua atendidas na Casa do Caminho, localizada na Rua Mato Grosso, 268, Ilhotas.

O evento está sendo organizado pela equipe do Consultório na Rua, em parceria com diversas entidades que trabalham com este público, como

ONGs, Defensoria Pública, universidades e a SEMCASPI. “Pela saúde, estaremos fazendo vacina, teste rápido de sífilis, HIV e hepatites virais, aferição de pressão e glicemia, demonstrações de prevenção da dengue, zika, chikungunya, tuberculose – que ainda é muito presente nos espaço da rua – e hanseníase”, enumera Marina Leite, coordenadora do Consultório na Rua da capital.

Além disso, os moradores de rua terão acesso a serviços como corte de cabelo, beleza, exposição de artesanato palestra para incentivar o empoderamento do usuário, para que eles mesmos conheçam seus direitos e passem a exigir a melhoria à assistência prestada aos moradores de rua em Teresina.

O Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua nasceu em alusão à tragédia de 19 de maio de 2004, quando 11 moradores de rua foram mortos na cidade de São Paulo. “A data é considerada o marco inicial, porque a partir desse massacre foi visto que a população de rua precisa de uma maior visibilidade, e a partir disso começaram a surgir programas e ações voltadas para este público”, conta Marina Leite.

Uma desses ações foi o Consultório na Rua, efetivado como programa pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) em 2012, uma parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura de Teresina. A equipe faz um serviço itinerante por toda a cidade, onde são levados serviços de saúde aos moradores de rua. “Inicialmente, é feito um acolhimento para manter um vínculo e então ver quais são suas possíveis demandas e dar os possíveis encaminhamentos”, conta a coordenadora.

Teresina conta com uma equipe de Consultório na Rua, pois segue a estratégia do Ministério da Saúde que leva em conta o número populacional de um consultório a cada mil moradores de rua. O serviço conta atualmente com 500 usuários cadastrados, todos residentes em Teresina.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2061/consultorio-na-rua-promove-dia-de-cidadania-na-casa-do-caminho