COMBATE AO MOSQUITO

Combate ao Aedes aegypti na zona Sul é reforçado com trabalho de militares

Combate ao Aedes aegypti na zona Sul é reforçado com trabalho de militares

Segue até o começo de fevereiro a atuação dos militares na zona Sul de Teresina. Nesta semana, eles estão visitando o bairro Angelim, colaborando com o trabalho dos agentes de endemias no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

O trabalho do grupo de 160 militares se iniciou no último dia 28 de dezembro e, a partir de meados do próximo mês, segue para a zona Norte da capital. “Iniciamos pela região Sul por ser uma área que possui indicadores relacionados aos números de casos de dengue um pouco maiores”, explica a gerente de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Oriana Bezerra.

Os militares foram capacitados para atuar na parte relacionada às orientações preventivas, eliminação de criadouros inservíveis e tratamento dos servíveis, seguindo a metodologia preconizada pelo programa de combate à dengue. “A recepção por parte da comunidade tem sido boa, mas ainda assim relembramos que a presença dos militares é segura. Eles andam em duplas e estão realizando um trabalho semelhante ao dos agentes”, diz Oriana. “Todos podem recebê-los sem receios”, completa.

O objetivo da parceria com a Prefeitura de Teresina é realizar um trabalho de rotina para retirar potenciais criadouros de mosquito dos domicílios. Com isso, será alcançado um menor índice de infestação neste período chuvoso que se iniciou na cidade.

Com o perigo iminente da dengue e a descoberta da relação do zika vírus com os casos de microcefalia que estão ocorrendo no país, serviço público e população devem se unir e intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti.

A FMS está trabalhando não apenas com as vistorias, como também com ações educativas e a operação Faxina nos Bairros, que se trata de uma intensificação na limpeza realizada em parceria com as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs). A próxima Faxina nos Bairros será neste sábado (23), no Parque Lagoas do Norte e nos bairros Morro da Esperança, Distrito Industrial, Uruguai e Renascença II.

aedes aegypti dengue zika chikungunya

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/206/combate-ao-aedes-aegypti-na-zona-sul-e-reforcado-com-trabalho-de-militares