Prefeitura viabiliza quase 5 milhões de investimentos para a saúde de Teresina

As unidades móveis do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Teresina receberam qualificação do Ministério da Saúde

Prefeitura viabiliza quase 5 milhões de investimentos para a saúde de Teresina

O Ministério da Saúde autorizou a liberação de R$ 4.740.896,91 para ser investido em Teresina,na área da saúde.Os recursos beneficiam atenção básica,hospitalar além da urgência e emergência.A liberação foi autorizada pelo Ministro da Saúde,Gilberto Occhi ,durante encontro com prefeito Firmino Filho e o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Sílvio Mendes, na última sexta-feira, (17).

A Unidade de Pronto Atendimento Dr. Luiz Nódgi Nogueira Filho (UPA do Promorar) irá receber recurso no montante anual de R$ 3.600.000,00 para seu custeio e qualificação. “O município de Teresina está custeando sozinho a UPA do Promorar há dois anos. Agora vamos receber recursos do Ministério da Saúde para continuarmos fazendo um bom trabalho no local”, diz Sílvio Mendes.

Os recursos que serão recebidos vão ser aplicados em gestão de pessoal e compra de material para consumo hospitalar. A UPA Promorar é do tipo 3,ou seja, deve atender  10 mil pacientes por mês e tem atendido até 16 mil pessoas.Ahabilitação  do Ministério da Saúde é o reconhecimento de que os serviços oferecidos estão dentro dos padrões de excelência,explica Gina Nogueira,diretora da UPA. A UPA funciona 24 Horas para atendimentos de urgência e emergência feitos por meio da classificação de risco onde os casos mais graves terão prioridade.

A UPA consiste em uma estrutura de saúde intermediária, que auxilia na organização do atendimento de saúde da rede municipal, que não possui internação e o paciente poderá ficar no máximo 24 horas e se necessitar de mais cuidados será encaminhado para um hospital da rede de saúde.

O ministro da saúde também autorizou Teresina a receber R$ 30.000,00 em recursos referentes ao incremento temporário do Piso da Atenção Básica (PAB). “O PAB serve para botar para funcionar a atenção básica, com compra de material de consumo, gestão de pessoal e outras logísticas para funcionar o serviço”, expõe Francisco Pádua.

O Hospital do Satélite foi habilitado pelo Ministério da Saúde como Hospital Amigo da Criança e irá receber o total de R$ 33.368,91 como estratégia de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e à saúde integral da criança e da mulher, no âmbito do Sistema único de Saúde (SUS).

“A cada dois anos há avaliação para sermos reabilitados como Hospital Amigo da Criança, já somos há quase vinte anos. Nesse período de reavaliação toda a equipe é treinada e temos também diversas atualizações rotineiras. Esse recurso na verdade é um reconhecimento ao que  vem sendo feito e vem muito  ajudar nossas ações de rotina”, fala Luciana Ribeiro, nutricionista do Hospital do Satélite.

Hospital amigo da criança incentiva, apoia e orienta ações para facilitar o aleitamento materno. “O bebê deve mamar exclusivamente até os seis meses de idade, pois é o alimento mais completo. Só que esse processo pode ser um pouco mais complicado para algumas mães. E já, pensando no sucesso do aleitamento, fazemos algumas ações de rotina, de preferência no pré-natal. A mãe já recebe informações sobre o aleitamento para já ir se familiarizando e quando ela vai ter o bebê aqui o primeiro passo já é colocar bebê para mamar na própria sala de parto. Eles seguem pro alojamento conjunto para facilitar o aleitamento”, explica Luciana Ribeiro.

As unidades móveis do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Teresina também receberam qualificação do Ministério da Saúde e terão recursos no total de R$ 1.077.528,00 com a finalidade de custeio de quaisquer ações e serviços de média e alta complexidade para atenção à saúde da população. “Nós melhoramos nosso serviço, preenchemos todos os documentos necessários para solicitarmos a qualificação junto ao Ministério e recebemos agora essa qualificação. Estávamos desde o ano passado trabalhando para a qualificação das  nossas ambulâncias.Renovamos toda a nossa frota e reformamos os pontos de apoios e agora o Ministério da Saúde reconheceu o trabalho realizado pela FMS e deu a nossa qualificação”, informa Francina Amorim, diretora do SAMU Teresina.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2052/prefeitura-viabiliza-quase-5-milhoes-de-investimentos-para-a-saude-de-teresina