Site informativo sobre o SUS vem ampliar a comunicação entre usuário e gestão

Ferramenta foi lançada nesta terça-feira (14)

Site informativo sobre o SUS vem ampliar a comunicação entre usuário e gestão

Foi lançado hoje (14), em solenidade no Salão Nobre do Palácio da Cidade, um site com objetivo de contribuir para a comunicação com o usuário da saúde municipal: o SUS Teresina. Ele pode ser acessado pelo endereço sus.teresina.pi.gov.br e vem para reunir todas as informações sobre o Sistema Único de Saúde em um único lugar, de forma leve e acessível.

Segundo o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Sílvio Mendes, o site tem por objetivo maior mostrar o que é o SUS e o que ele pode fazer pela população. “Sabemos que existe uma quantidade enorme de serviços que a população que, por não saber e por não ter esse diálogo mais próximo, deixa de chegar a quem precisa”, justifica o presidente. “Muitas vezes, se reclama de uma coisa que, por falta de informação, não é utilizado. Então a gente espera que esse site venha para preencher essa lacuna”, diz.

O site foi elaborado em parceria com a empresa Plug Propaganda. Segundo o publicitário George Mendes, a equipe teve que fazer um grande levantamento para reunir todas as informações e viabilizar o acesso a todas as possibilidades disponíveis para a população. Desta forma, o usuário tem acesso a listas de especialidades oferecidas em cada hospital, serviços disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), entre outros. Ele pode conferir um mapa que informa a UBS de abrangência da região onde ele mora, apenas informando o endereço. Também pode confirmar sua consulta marcada na UBS, bem como receber resultados de exames da maioria das UBS municipais.

O Prefeito Firmino Filho destacou a importância que o site tem no acompanhamento da saúde por usuários e gestão. “Eu não tenho a menor dúvida de que nos últimos anos, nas ultimas décadas, o setor de saúde foi quem mais se expandiu na Prefeitura de Teresina. Houve um crescimento significativo, e esse crescimento nos garantiu uma estrutura de saúde que poucas cidades de médio e grande porte do Brasil têm. O próprio sistema que nós trabalhamos é composto de muitas regras, não é um sistema simples”, justifica. “E para que tudo isso possa funcionar, é importante que tenhamos boas informações, elas fazem com que a gente possa tomar melhores decisões, faz que possamos exercer os nossos direitos e de forma mais eficiente. E (o site) não serve só ao usuário lá na ponta, ele serve para a própria FMS, na medida em que a própria saúde começa a se conhecer melhor, se entender melhor de forma que as decisões possam ser melhores dentro da própria FMS”, declarou o prefeito.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2048/site-informativo-sobre-o-sus-vem-ampliar-a-comunicacao-entre-usuario-e-gestao