COMBATE AO MOSQUITO

Prefeitura se reúne com lideranças da zona Norte sobre combate ao Aedes

Prefeito Firmino Filho pediu apoio dos líderes comunitários para repassar as informações à comunidade.

Em mais uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, o prefeito Firmino Filho, juntamente com técnicos da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e representantes da Superintendência de Desenvolvimento Urbano, esteve reunido na noite desta terça-feira (19) com presidentes de associações de moradores e lideranças comunitárias da zona Norte da cidade para realizar um trabalho de orientação e educação para eliminação do mosquito na comunidade. O encontro aconteceu, no Teatro do Boi, no bairro Matadouro, e reuniu dezenas de pessoas.

O objetivo era instruir as lideranças sobre os cuidados contra o mosquito para que a informação seja repassada aos moradores de seus bairros e, assim, evitar a proliferação do Aedes aegypti em suas comunidades. Smithanny Barros, diretora de ações assistenciais da FMS, lembrou que as lideranças comunitárias são parceiros fundamentais nessa batalha. “O poder público está desenvolvendo muitas ações para evitar a proliferação do mosquito, mas é preciso que exista o contato direto dos órgãos públicos com esses multiplicadores para garantir o sucesso desse trabalho”, afirmou.

O superidentende da SDU Sul, João Pádua, reforçou que o encontro é um momento importante para que os moradores tirem suas dúvidas. “A PMT está efetuando um Plano de Ação em toda a cidade, mas reuniões como esta são essenciais para que as lideranças tragam para nós as demandas da sua região e, juntos, possamos resolvê-los e vencer essa batalha”, garantiu.

Firmino Filho lembrou que, além da dengue, agora estamos convivendo com o zika vírus, ainda desconhecido, e que tem causado danos irreversíveis para a nossa saúde, como a microcefalia. “O cenário é bastante preocupante. Por isso,  temos que ser radicais nesse combate e contamos com a participação dos líderes comunitários para reforçar o trabalho de conscientização da população. É necessário que cada um de nós tenha cuidado redobrado em casa, no seu local de trabalho, na sua igreja, na escola dos seus filho, em todos os lugares. Estamos aqui para garantir que todos tenham boas informações para que seja feito um papel pedagógico junto às comunidades e, assim, evitar um mal maior”, enfatizou.

E com a chegada do período chuvoso, os cuidados devem ser ainda maiores. “Com a chegada das chuvas, é muito importante massificar o trabalho de combate ao Aedes aegypti. A maior parte da população tem atendido ao chamamento da Prefeitura de Teresina para manter as residências limpas, mas ainda há uma pequena parcela que não colabora, e para isso a FMS tem reforçado as ações de prevenção. Mas, contamos com o apoio dos líderes comunitários para levar nossa mensagem. A melhor forma de evitar estas doenças é promover uma mudança de comportamento. Nós estamos sempre recebendo informações sobre prevenção, mas agora temos que agir”, afirma a diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde, Amariles Borba.

Para a líder comunitária do Residencial Leonel Brizola, Patrícia Cardoso, reuniões assim são indispensáveis. “Esse é um momento importante nessa batalha. Além de alertar para questões que no dia a dia não prestamos atenção, podemos tirar nossas dúvidas e trazer para a equipe da PMT as dificuldades que encontramos em nossas comunidades e, com certeza, teremos soluções. Vou sair daqui com muitas informações para levar para os moradores da minha comunidade e juntos vamos lutar contra o mosquito Aedes aegypti”, garantiu.

Além do Faxina nos Bairros, de ações como o decreto que permite a entrada forçada em imóveis abandonados,  várias outras atividades estão sendo organizadas pela Prefeitura para eliminar os focos do Aedes aegypti, como panfletagens, ações educativas e intensificação das visitas de agentes de endemias às casas. A população também pode colaborar, através do Disque Dengue (0800 286 0007) e pelo aplicativo Colab.

aedes aegypti dengue zika chikungunya

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/204/prefeitura-se-reune-com-liderancas-da-zona-norte-sobre-combate-ao-aedes