INTERCÂMBIO

Gestores do Distrito Federal e Porto Alegre avaliam atenção primária de Teresina

Encerrou hoje, 10, a visita da delegação de gestores de saúde de Porto Alegre (RS), do Distrito Federal (DF), acompanhada por representantes, OPAS) e Ministério da Saúde à Teresina. Eles vieram acompanhar de perto a experiência na atenção primária de nossa capital, em um intercâmbio de experiências e avaliação de resultados.

“Gostei muito da receptividade e organização do pessoal de Teresina. Conseguimos render bastante. Nossa visita de hoje à UBS da Estaca Zero me surpreendeu, pois a Equipe de Saúde da Família se mostrou engajada, motivada. E a estrutura das Unidades Básicas de Saúde da cidade também me surpreendeu”, falou Alexandra Gouveia, coordenadora de Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal.

A visita faz parte do Laboratório de Inovação em Atenção Primária à Saúde (APS Forte) da OPAS, que faz o acompanhamento e a sistematização das transformações que estão ocorrendo na saúde destas localidades. A visita de hoje, 10, foi à Unidade Básica de Saúde da Estaca Zero e o serviço do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi).

“Temos um trabalho de vivência entre os profissionais e também com a comunidade. Realizamos muitos trabalhos de educação em saúde, que vão além do atendimento no consultório médico. Nos envolvemos no trabalho de prevenção às drogas, temos um trabalho integrado junto aos hospitais de referência álcool de drogas e também junto aos Centros de Atenção Psicossociais do município. Para trabalharmos com Saúde da Família temos que nos envolver”, afirmou a médica da UBS da Estaca Zero, Edimércia Holanda.

A delegação de gestores de saúde de Porto Alegre (RS), do Distrito Federal (DF) e Ministério da Saúde teve a oportunidade ainda de conhecer mais sobre a organização do SUS em Teresina, bem como o sistema de Regulação Ambulatorial, Hospitalar e de Transporte da capital. Eles foram ainda visitar a Unidade Básica de Saúde do bairro Angelim, modelo de atendimento com o projeto Bem Viver – um novo método baseado em tecnologia e gestão com o objetivo de agilizar a assistência aos usuários, tendo como prioridade a qualificação do acesso ao atendimento e viabilização de uma mudança de conceito de prevenção em saúde – além de contar com uma academia de saúde e iniciativas como terapias alternativas e farmácia viva. Foram ainda conhecer o Centro de Diagnósticos Raul Bacellar, laboratório público que fornece exames em larga escala para toda a rede municipal. “Aqui em Teresina consideramos o laboratório de exames um potencial porque oferece uma retaguarda assistencial importante para a atenção primária em saúde, principalmente fortalecendo o potencial resolutivo da atenção primária”, comentou Iasmine Ventura, da Organização Pan-Americana da Saúde.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2039/gestores-do-distrito-federal-e-porto-alegre-avaliam-atencao-primaria-de-teresina