INAUGURAÇÕES

Cinco obras da saúde e lançamento de site do SUS marcam comemorações do aniversário de Teresina

Na segunda-feira (13), às 8h, será a inauguração da UBS Povoado Santa Teresa

Durante o mês de aniversário de Teresina, a população vai receber melhorias na saúde. A programação dos 166 anos de nossa cidade inclui a entrega de quatro Unidades Básicas de Saúde e um Centro de Especialidades odontológicas, além do lançamento de um site informativo sobre os serviços oferecidos pelo SUS em Teresina.

Na próxima segunda-feira (13), às 8h, será a inauguração das novas instalações da Unidade Básica de Saúde Dr. Dirceu Mendes Arcoverde, localizada no Povoado Santa Teresa, zona rural Leste. A unidade comporta duas Equipes de Saúde da Família, uma no turno da manhã e outra no turno da tarde, atende atualmente quase 1.700 pessoas das localidades Santa Teresa, Santa Rita, Caminho Novo, Lagoa de Dentro, Kalang e Árvore Verde. Para a construção da UBS Santa Teresa foram investidos R$ 872.406,35.

No dia 14, será o lançamento do site SUS Teresina. O site tem como objetivo facilitar o contato com o usuário do serviço, reunindo todas as informações sobre os serviços do SUS em um único local. Desta forma, ele poderá saber como acessar esse serviço, como atender as suas urgências, como e onde deve procurar para ser bem atendido.

No dia 23, será entregue a UBS Dr. Augusto de Castro, no Km 7, zona Sul. O novo prédio da unidade vai acomodar as duas equipes ESF que atendem a região, formada por quase 3 mil pessoas das localidades Vila Carmen Lúcia, Planalto Santo Antônio, Vila Esplendor, Vila Vitória e Parque São Jorge.

Outra unidade de saúde nova será entregue no dia 28, no bairro Areias (zona Sul). A UBS José Cândido de Moraes Júnior vem para beneficiar quase 8 mil pessoas com sua nova sede, que vai comportar duas equipes, uma no turno da manhã outra a tarde. Serão beneficiadas as localidades Vila Nossa Senhora do Rosário, Vila Carolina Silva, Parque Palmeiras, Vila Firmino Filho, Vila Angélica, Santa Cruz, Santa Maria e Loteamento Parque Antártica.

Por fim, no dia 4 de setembro será entregue a UBS Raimundo Mendes Viana, no povoado Atalaia, zona Rural Leste. A nova sede, que investimento de R$ 951.118,18, vai beneficiar 1300 pessoas das localidades Lagoinha, Estaca Zero, Taboca do Pau Ferrado, Saturno e Atalaia.

Os serviços de saúde bucal serão beneficiados com a reforma do Centro de Especialidades Odontológicas Maria Júlia Chaves, que será entregue no dia 10 de setembro. A nova estrutura, classificada como CEO Tipo II, conta com 06 cadeiras odontológicas e desenvolve suas atividades nas áreas de endodontia, periodontia, cirurgia e pacientes portadores de necessidades especiais. Seu corpo clínico é composto por 12 dentistas e 12 auxiliares de saúde bucal, com capacidade de 1.440 atendimentos mensais. A estrutura física possui capacidade de expansão para instalação de 02 consultórios odontológicos, além de sala para treinamentos e capacitações.

“Não há nenhuma outra área da Prefeitura que tem recebido tanta atenção quanto a área da saúde. E é já, acredito eu, um caso nacional”, comenta o prefeito Firmino Filho. “Quando a gente compara todas as capitais brasileiras, é importante perceber que nenhuma dispende tantos recursos em saúde quanto a Prefeitura Municipal de Teresina. Nenhuma capital do Brasil, da sua receita corrente líquida gasta 36% com a área da saúde. Nenhuma capital do Nordeste tem uma rede de assistência à saúde tão grande e tão complexa quanto a Prefeitura Municipal de Teresina”, diz o prefeito.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2037/cinco-obras-da-saude-e-lancamento-de-site-do-sus-marcam-comemoracoes-do-aniversario-de-teresina