INAUGURAÇÃO

Prefeitura inaugura nova UBS com capacidade para atender 1.700 pessoas

A inauguração acontecerá na próxima segunda-feira, 13, às 8h

A Prefeitura de Teresina, através da Fundação Municipal de Saúde (FMS), vai inaugurar na próxima segunda-feira, 13, às 8h, as novas instalações da Unidade Básica de Saúde Dr. Dirceu Mendes Arcoverde, localizada no Povoado Santa Teresa, zona rural Leste.

A UBS Dr. Dirceu Arcoverde possui duas Equipes de Saúde da Família, uma no turno da manhã e outra no turno da tarde, atende atualmente quase 1.700 pessoas das localidades Santa Teresa, Santa Rita, Caminho Novo, Lagoa de Dentro, Kalang e Árvore Verde. Para a construção da UBS Santa Teresa foram investidos R$ 872.406,35.

“Não há nenhuma outra área da Prefeitura que tem recebido tanta atenção quanto a área da saúde. E é já, acredito eu, um caso nacional. Quando a gente compara todas as capitais brasileiras, é importante perceber que nenhuma dispende tantos recursos em saúde quanto a Prefeitura Municipal de Teresina. Nenhuma capital do Brasil, da sua receita corrente líquida gasta 36% com a área da saúde. Nenhuma capital do Nordeste tem uma rede de assistência à saúde tão grande e tão complexa quanto a Prefeitura Municipal de Teresina”, diz o prefeito Firmino Filho.

A UBS tem quatro consultórios odontológicos, dois consultórios médicos com sanitário em anexo, três consultórios para acolhimento, sala de administração, sala de esterilização, expurgo, almoxarifado, dois banheiros para funcionários, copa, sala de inalação coletiva, farmácia, sala de curativos, sala de observação, sala de atividades coletivas, sala de vacinas, sala de marcação de consultas, sala de espera, área coberta para atividades, depósito de resíduos contaminados, depósito de resíduos recicláveis, depósito de resíduos comuns, cisterna, estacionamento descoberto, via de acesso, lixo normal, lixo perfuro cortante, lixo contaminado, circulação, passeio público, calçada cimentada, área externa para embarque e desembarque de ambulância, via de veículos e jardim.

A UBS recebeu o nome de Dr. Dirceu Mendes Arcoverde, que nasceu em Amarante (PI) no dia 7 de setembro de 1925, filho de Miguel Arcoverde Vieira e de Augusta Mendes Arcoverde. Estudou no Colégio Diocesano, em Teresina, diplomando-se em 1949 pela Escola de Medicina da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro, então Distrito Federal. Posteriormente fez curso de pós-graduação nos Estados Unidos.

Nomeado secretário de Saúde do Piauí durante o governo de Alberto Silva (1971-1975), colaborou com a interiorização da medicina no Piauí através da construção de hospitais em vários municípios. Em 1974 tornou-se professor da Faculdade de Medicina e da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Piauí, além de presidente da Fundação do Ensino Superior do Estado.

Dr. Dirceu Arcoverde foi eleito governador do Piauí e Senador assumindo o mandato em fevereiro de 1979 e durante sua primeira intervenção na tribuna dessa casa, quando pronunciava discurso relativo a problemas de saúde, no dia 9 de março, foi acometido de derrame cerebral, vindo a falecer em Brasília seis dias depois. Sua cadeira na Câmara Alta foi ocupada pelo suplente Alberto Silva.

Ao longo de sua vida foi ainda professor de anatomia do Instituto de Educação de Teresina e membro do conselho diretor da Universidade Federal do Piauí. Era casado com Maria José Wall Ferraz Arcoverde, com quem teve três filhos.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2032/prefeitura-inaugura-nova-ubs-com-capacidade-para-atender-1-700-pessoas