AEDES AEGYPTI

Prefeitura promove conversa com pastores sobre o combate ao Aedes aegypti

Prefeito Firmino Filho pediu o empenho da comunidade para ações diretas contra a proliferação

Prefeitura promove conversa com pastores sobre o combate ao Aedes aegypti

Acreditando no poder da disseminação de informação no combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, a Prefeitura de Teresina promoveu hoje (19) uma reunião com pastores das Igrejas Batistas da capital. A reunião aconteceu na sede da Convenção Nacional Batista do Piauí.

O objetivo era instruir os religiosos sobre os cuidados contra o mosquito para que a informação fosse repassada aos fiéis e aplicada no dia a dia de suas comunidades. “Com a chegada do período chuvoso, estamos intensificando nossas ações e convidando todos a colaborar nesta guerra, que depende de cada um de nós e deve se estender a nossas casas e todos os locais que frequentamos”, afirma a diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde, Amariles Borba.

Segundo o Prefeito Firmino Filho, o trabalho de combate ao Aedes aegypti deve ser feito tendo em mente a defesa das gerações futuras. “Antes a nossa preocupação era só a dengue, mas agora o mosquito pode transmitir outras doenças, como a zika, que pode causar microcefalia em bebês e talvez outros problemas, pois suas reais consequências ainda estão sendo estudadas”, alerta. “A melhor forma de evitar estas doenças é promover uma mudança de comportamento. Nós estamos sempre recebendo informações sobre prevenção, mas agora temos que agir”, completa ele.

O pastor Mizael Marques Castro, presidente da Convenção Nacional Batista do Piauí, vê com otimismo a parceria entre igrejas e prefeitura, tendo em vista a saúde de todos. “Estamos dispostos a ajudar voluntariamente, a vestir a camisa, e advertir as pessoas para a prevenção. As doenças causadas pelo mosquito parecem algo simples mas na verdade são problemas sérios, por isso queremos disseminar esta informação que estamos recebendo hoje tanto entre as igrejas da capital como as do interior do Estado”, afirma o pastor.

Várias outras atividades estão sendo organizadas pela Prefeitura para eliminar os focos do Aedes aegypti, como panfletagens, ações educativas e intensificação das visitas de agentes de endemias às casas. Na manhã de hoje (19), uma equipe esteve no Shopping da Cidade para garantir acesso das pessoas que circulam no local a uma série de informações, material educativo e também tirar dúvidas sobre dengue, zika e chikungunya.

dengue zika chikungunya

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/203/prefeitura-promove-conversa-com-pastores-sobre-o-combate-ao-aedes-aegypti