AMAMENTAÇÃO

UBS têm programação alusiva à semana de amamentação

Com o tema “Aleitamento materno, a base da vida”, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) promove entre os dias 06 e 10 de agosto a Semana de Amamentação. Durante estes dias, as Unidades Básicas de Saúde do município estão preparando diversas atividades com mães e gestantes sobre o assunto.

O objetivo da atividade é conscientizar sobre a importância da alimentação com leite materno, que deve ser feita de modo exclusivo até os seis meses de idade. “Uma base sólida em saúde inclui a melhor alimentação possível para a criança, o leite materno, proporcionando uma melhor saúde física, mental e emocional e assim contribui para a estrutura inicial com base fortalecida”, comenta Emanuele Dias, enfermeira da Gerência de Ações Estratégicas da FMS.

Ainda segundo Emanuele Dias, cada UBS foi convidada a elaborar uma programação própria junto com a comunidade. Na UBS Santa Maria da Codipi, a semana será repleta de palestra sobre amamentação com enfoque odontológico, exposição de panéis com informativo e fotos, distribuição de laço dourado, exposição de vídeos educativos e apresentações artísticas. Na segunda-feira (06), será promovida uma caminhada na comunidade, com a participação de mães, gestantes, pais, amigos, familiares e crianças. O evento será finalizado com um mamaço na praça do bairro.

Na UBS Cerâmica Cil, a programação será nos dias 06 de agosto, quando acontece uma palestra com o dentista da unidade, além de um momento de orientação, tira-dúvidas, dinâmicas, realização de medidas antropométricas e acompanhamento para o bolsa família. Já a UBS Cacimba Velha realiza até amanhã (05) uma série de rodas de conversa sobre a importância da amamentação e também sobre os benefícios da doação de leite materno.

Entre os dias 06 e 10 de agosto, a UBS Água Mineral vai promover uma série de rodas de conversa e palestras sobre aleitamento materno e também cuidados com a saúde bucal das crianças nesta época da vida, além de uma apresentação de teatro sobre o tema. Uma puérpera voluntária vai participar do evento para uma demonstração de amamentação, onde será demonstrada a "pega", a posição e outros aspectos do ato de amamentar.

Já a UBS Campestre Norte promove uma palestra multiprofissional, com temas como a importância do aleitamento, benefícios para mãe e bebê, a alimentação exclusiva até os 6 meses, eventuais problemas, tipos de leite e importância da doação. Além disso, os agentes comunitários de saúde irão dramatizar uma peça sobre o assunto.

Dia 08 de agosto, a UBS Boa Hora será o local de um encontro com as gestantes e puérperas, em um momento de lazer, com café da manhã e um momento de práticas corporais e relaxamento. Acontece ainda uma atividade educativa e um convite para um momento de amamentação coletiva, de modo a evidenciar a assimilação positiva da atividade. Já a UBS Vamos ver o Sol vai inserir o tema em suas consultas de rotina, além de promover ações educativas e distribuição de folderes e exposição de cartazes sobre o tema.

A promoção de gincanas educativas serão destaque nas programações das UBS Três Andares e São João, que acontecem durante toda a semana. No Três Andares, a gincana vai envolver profissionais, com o intuito de aprimorar o atendimento e sensibilizar mães, gestantes e puérperas na valorização do aleitamento materno. Já no São João, será uma gincana de avaliação das crianças em aleitamento materno exclusivo até os 6 meses. Além disso, a UBS vai promover palestras e uma visita à maternidade do Satélite, referência das gestantes daquela área.

Agosto Dourado

O Governo Federal instituiu a campanha "Agosto Dourado", tem objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da amamentação. A Lei 13.435/2017 prevê a iluminação de prédios públicos com a cor dourada, a promoção de palestras e eventos e a divulgação de informações no rádio, na TV e na internet sobre os benefícios do aleitamento materno.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2022/ubs-tem-programacao-alusiva-a-semana-de-amamentacao