TREINAMENTO PÓLIO

Profissionais das salas de vacina recebem atualização para campanha contra a Pólio e Sarampo

Cerca de 700 profissionais de saúde estão sendo capacitados

Profissionais das salas de vacina recebem atualização para campanha contra a Pólio e Sarampo

A Fundação Municipal de Saúde de Teresina começou hoje, 30, o treinamento para todos os profissionais das salas de vacinas em preparação à Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. A atividade de atualização dos profissionais segue até o dia 3 de agosto, nos turnos manhã e tarde, no auditório da instituição. 

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo começa dia 6 de agosto de segue até o dia 31 do mesmo mês. “Neste treinamento os profissionais que aplicam a imunização estão sendo expostos as técnicas relacionadas às vacinas. Como a forma farmacêutica, via de administração, composição por dose, conservação e cuidados na abertura de cada bisnaga ou frasco. São muitos os cuidado que devem ser feitos para aplicar as vacinas, toda uma logística envolvida, para que tenhamos os resultados desejados. Por exemplo, a vacina deve ser armazenada e transportada na temperatura de -20°C em freezer. Após o degelo, conservar em temperatura entre +2°C e +8°C e ao abrigo da luz, condição esta que manterá a validade”, informou Amariles Borba, diretoria de Vigilância em Saúde. 

Cerca de 700 profissionais de saúde estão sendo capacitados, entre equipes Estratégia Saúde da Família, coordenadores de Unidades Básicas de Saúde (UBS), enfermeiros e técnicos de enfermagem das salas de vacinas dos hospitais e UBS. O objetivo é orientar sobre as condutas da campanha de acordo com o informe técnico elaborado pelo Ministério da Saúde. 

O público-alvo da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo são as crianças de um ano de idade e menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias). O objetivo da campanha é aumentar a cobertura vacinal nesta faixa etária, que já têm as vacinas contra poliomielite e contra o sarampo inclusas em seu calendário de rotina, o que reduz a transmissão destas doenças para toda a população. 

No ato da vacinação, é preciso apresentar a caderneta de vacinação da criança e seu cartão SUS. O cartão pode ser feito na unidade de saúde mediante a apresentação da certidão de nascimento, CPF e comprovante de residência dos responsáveis. 

A vacina contra o sarampo que será usada na campanha será a tríplice viral - que também protege contra caxumba e rubéola – em todas as crianças do público alvo que não tenham tomado uma dose há menos de 30 dias. Já contra a poliomielite será administrada a vacina oral poliomielite (VOP) em crianças que já tenham recebido uma ou mais doses, ou a vacina inativada poliomielite (VIP), nas crianças que receberão pela primeira vez.

Tags:
campanha poliomielite sarampo fms

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2017/profissionais-das-salas-de-vacina-recebem-atualizacao-para-campanha-contra-a-polio-e-sarampo