FMS leva profissional médico para o Teresina em Ação

Será na Praça do Marcado do Dirceu II, a partir das 8h.

FMS leva profissional médico para o Teresina em Ação

A Prefeitura de Teresina promove neste sábado (28) a 13ª edição do Teresina em Ação, que acontece na Praça do Mercado do Dirceu II, a partir das 8h. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) estará no evento levando uma série de serviços para a população, entre eles a presença de um médico.

A parte de educação em saúde será o foco da equipe. “O médico clínico geral estará disponível para dar orientações em saúde aos participantes do evento”, explica Sammia Barros, diretora de planejamento da FMS. Eles terão acesso ainda a dicas de alimentação saudável com nutricionistas, e prática de atividade física com educadores físicos. Os profissionais de enfermagem estarão aferindo pressão arterial e dando orientações sobre doenças como hipertensão e diabetes. Já os dentistas ensinarão boas práticas em saúde bucal, com distribuição de escovas de dente.

Uma equipe de profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) também estará no evento, expondo a rede de atenção psicossocial do município e como ter acesso ao serviço. Estará também uma equipe da Vigilância em Saúde, distribuindo preservativos e conscientizando os participantes do evento sobre a prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis (IST). Serão dadas ainda orientações sobre a qualidade da água e distribuição de hipoclorito de sódio.

A prevenção contra as arboviroses, como a zika, dengue e chikungunya, bem como a prevenção dos focos do seu mosquito transmissor, o Aedes aegypti, também recebem atenção no Teresina em Ação. Serão distribuídos panfletos, visualizações de amostras do mosquito e outras curiosidades como dicas para reutilização de materiais que poderiam se tornar criadouros do mosquito e um espaço infantil.

O Teresina em Ação é uma parceria entre a Prefeitura de Teresina e a TV Clube para levar às comunidades serviços em diversas áreas, como saúde e cidadania. Todo mês um bairro diferente é visitado. O evento conta com cerca de 530 pessoas envolvidas e mais de 30 parceiros.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2013/fms-leva-profissional-medico-para-o-teresina-em-acao