FMS faz ação preventiva contra hepatites virais na Penitenciária Irmão Guido

Uma equipe de sete profissionais de saúde estará no local das 8h30 ao meio dia

Em alusão ao Julho Amarelo, mês de alerta para o combate e a prevenção das hepatites virais, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) promove amanhã (24), uma manhã de prevenção na Penitenciária Irmão Guido.

Uma equipe de sete profissionais de saúde da Coordenação de IST/Aids e Hepatites Virais da FMS estará no presídio das 8h30 ao meio dia, realizando aconselhamento e testagens rápida para HIV, sífilis, hepatite B e C, bem como diagnóstico e conduta terapêutica, além da distribuição de material educativo e preventivo. A estimativa é que cerca de 50 usuários sejam atendidos.

Segundo Alana Niege, coordenadora de IST/Aids e Hepatites Virais da FMS, a ação tem por objetivo levar serviços de saúde à população privada de liberdade. "Queremos mostrar a superação das dificuldades impostas pelo próprio confinamento, que dificulta o acesso às ações e serviços de saúde de forma integral e efetiva", comenta.

As hepatites virais são doenças provocadas por diferentes vírus que apresentam características distintas (A,B,C,D e E). Possuem distribuição universal e existem diferenças territoriais na ocorrência e magnitude destas de acordo com o agente etiológico e o tipo de exposição das pessoas aos vírus. Em 2010, foi instituído pela Organização Mundial da Saúde o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, a ser comemorado em 28 de Julho. Aproveitando a data, o “Julho Amarelo” foi pensado pelo Ministério da Saúde como uma forma de conscientizar sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento das Hepatites Virais.

As hepatites A e B podem ser prevenidas por vacinação. Existe cura para hepatite C e tratamento para hepatite B. Até o momento, não há vacina para a hepatite C.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2011/fms-faz-acao-preventiva-contra-hepatites-virais-na-penitenciaria-irmao-guido