ATENDIMENTO

UBS usa aplicativo de mensagens para interagir com usuários

Ideia foi da agente comunitária de saúde e tem dado resultados positivos

UBS usa aplicativo de mensagens para interagir com usuários

 

A UBS Renascença tem usado a tecnologia para aprimorar o atendimento aos seus usuários. Quase 700 pessoas agora têm acesso direito à sua equipe Estratégia Saúde da Família por meio de um grupo no aplicativo What’s App, onde recebem informações e tiram dúvidas.

 A ideia partiu da agente comunitária de saúde Ana Rosa dos Santos, da equipe 085. Ela é responsável por 190 domicílios na área do Loteamento e conjunto Renascença III, totalizando 692 pessoas acompanhadas. “Eu percebi que podia usar a tecnologia para ficar mais presente na vida deles”, conta. Agente de saúde há 17 anos, ela criou o grupo e desde então usa o espaço para enviar informes sobre as novidades da saúde, como campanhas e novas condutas. “Aí se eles têm alguma dúvida eles podem falar comigo, e também compartilhamos mensagens de autoestima e saúde, estamos sempre interagindo”, conta.

 Ana Rosa dos Santos relata que o retorno dos usuários tem sido positivo e que tem criado um laço de confiança com eles. “Para mim, a função do agente de saúde é uma missão, devemos promover, prevenir e curar, e isso inclui ouvir as famílias. Muitas vezes elas nos chamam no privado apenas para contar seus problemas, e a gente escuta”, conta a agente, frisando que mesmo assim continua fazendo as visitas físicas normalmente, e que o meio de comunicação serve como um complemento a seu trabalho.

 A UBS renascença conta com seis equipes estratégia saúde da família, sendo três pela manhã e três pela tarde. No local, os usuários têm acesso a serviços básicos de saúde como consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

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Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2010/ubs-usa-aplicativo-de-mensagens-para-interagir-com-usuarios