SAÚDE DO HOMEM

Saúde do homem é foco de programa da UBS Planalto Uruguai

Dia 15 de julho se comemora no Brasil o dia nacional do homem

Saúde do homem é foco de programa da UBS Planalto Uruguai

 

Dia 15 de julho se comemora no Brasil o dia nacional do homem, data instituída para chamar atenção sobre o cuidado e a saúde masculina. Em Teresina a Unidade Básica de Saúde do Planalto Uruguai mantém um programa específico para acompanhamento dos usuários do sexo masculino, o programa Saúde do Homem.

A iniciativa surgiu para incentivar a população masculina a cuidar de sua saúde, e assim reduzir a comorbidade e mortalidade no grupo por meio da prevenção. “A cultura masculina é de procurar os serviços de saúde apenas quando está doente, esquecendo-se dos serviços de promoção à saúde e prevenção das doenças”, explica Robespierre Bastos, médico responsável pelo programa. “Quando falamos em prevenção, geralmente só se pensa em câncer de próstata, mas a saúde do homem é muito mais que isso, e envolve uma série de cuidados para evitar males comuns como diabetes, hipertensão e muitos outros”, explica ele.

Para isso, a equipe Estratégia Saúde da Família (ESF) da área reserva as sextas-feiras para o atendimento específico aos homens da comunidade, por meio de agendamento prévio. “Recebemos uma média de 20 pacientes por dia de atendimento, com 100% de retorno”, diz Robespierre Bastos. Esta frequência foi alcançada por meio de ações educativas e de conscientização junto à comunidade.

Robespierre Bastos explica como se dá a consulta de saúde do homem. “Na primeira visita pedimos uma bateria de exames: hemograma e dosagem dos níveis de colesterol total e frações, triglicérides, glicemia e insulina. A aferição arterial também é muito importante, assim como verificação de peso e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Para os fumantes indicamos o exame de função pulmonar”, diz.

É recomendada também a pesquisa de antígeno de superfície do vírus da hepatite B, além do teste para detecção de sífilis, pesquisa de anticorpos anti-HIV e do vírus da hepatite C. “Também realizamos encaminhamento para consultas especializadas quando necessárias”, conta o médico. Por fim, ele é encaminhado para receber as vacinas recomendadas ao público adulto – hepatite B, dupla adulto, tríplice viral e febre amarela.

O médico tem ainda uma conversa com o paciente sobre a adoção de hábitos saudáveis para manutenção de sua qualidade de vida. “Tentamos alertá-lo sobre a importância de manter hábitos saudáveis como prática de atividade física pelo menos 30 minutos por dia, alimentação balanceada, sexo sempre com camisinha e não fumar”, afirma.

Dados

Estatísticas apontam que o homem vive em média sete anos a menos que as mulheres. Segundo o Ministério da Saúde, 31% dos homens não possuem o hábito de ir ao médico e, desses, 55% afirmaram que não precisavam. A obesidade (57%), o alcoolismo (57%) e o tabagismo (13%) são os problemas de saúde mais comuns entre eles. As principais causas de morte são as externas, como acidentes de trânsito, trabalho e violência; seguidas por doenças do aparelho circulatório, como infarto, e tumores.

Ainda de acordo com o Ministério, os homens têm também mais diabetes, colesterol elevado e pressão alta do que as mulheres; têm mais medo de descobrir doenças; praticam menos atividade físicas; estão mais expostos a acidentes de trânsito e de trabalho e abusam mais de álcool e outras drogas.


Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2005/saude-do-homem-e-foco-de-programa-da-ubs-planalto-uruguai