Abertas inscrições para 2ª Mostra Teresinense de Produção na Atenção Básica

Inscrições vão até o último dia de setembro.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está organizando a 2ª Mostra Teresinense de Produção na Atenção Básica e II Concurso Teresinense de Experiências na Atenção Básica, que acontece no dia 26 de novembro. Os profissionais que trabalham na Atenção Básica em Saúde da capital já podem se inscrever.

As inscrições estão abertas desde o dia 1º de setembro e seguem até o último dia do referido mês. Todas as informações necessárias para a realização da inscrição estão disponíveis no endereço http://fms.teresina.pi.gov.br/mostraab/

“O evento é exclusivo para os profissionais que trabalham na Atenção Básica de Teresina. As inscrições dos profissionais devem ser feitas gratuitamente e exclusivamente pelas Diretorias Regionais de Saúde, por meio de formulário específico. Os profissionais das equipes de Saúde da Família, Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Consultório na Rua do município e os gestores das Diretorias Regionais de Saúde e da sede da FMS podem inscrever relatos de experiência”, disse Luci Santiago, da Gerência de Atenção Básica da FMS.

A 2ª Mostra Teresinense de Produção na Atenção Básica é um evento que valoriza as experiências cotidianas e estimula o protagonismo local dos trabalhadores, proporcionando espaços de intercâmbio de experiências. O encontro pretende contribuir com a reflexão e constante melhoria na produção do cuidado em saúde nos serviços que constituem o principal ponto de contato dos usuários com o Sistema Único de Saúde (SUS).

O II Concurso Teresinense de Experiências na Atenção Básica abre as portas para que sejam compartilhadas experiências diversas sobre o fazer cotidiano da Atenção Básica. Assim, trabalhadores estarão em contato para trocar experiências – intercâmbio que visa estimular soluções criativas e adaptáveis para os desafios em relação ao acesso com qualidade aos serviços de saúde na Atenção Básica. Os relatos inscritos devem, necessariamente, tratar de experiências finalizadas em até três anos ou em curso, relacionados à Atenção Básica, de acordo com os eixos temáticos existentes.

“Serão duas formas de apresentação de relatos: forma oral ou forma de pôster, onde será disponibilizado um modelo de banner padronizado de layout e este será custeado pela FMS. O participante deverá optar pela forma de apresentação de seu relato. Somente os relatos inscritos na forma oral concorrerão à premiação”, explicou Luci Santiago.

Os profissionais das equipes de Saúde da Família, NASF e Consultório na Rua do município de Teresina podem relatar suas experiências a partir do foco da Vigilância em Saúde: Doenças Transmissíveis (DST/AIDS, Hanseníase, Tuberculose, Calazar, Dengue, Diarreia e Hepatites Virais) e não transmissíveis (Câncer, Tabagismo, Álcool, Acidentes, Violência).

Há também os focos Promoção da Saúde: Alimentação Saudável, Prática Corporal/Atividade Física, Prevenção e Controle do Tabagismo, redução da morbimortalidade em decorrência do uso abusivo de álcool e outras drogas, Redução da morbimortalidade por acidentes de trânsito, Prevenção da violência e estímulo à cultura de paz e Promoção do desenvolvimento sustentável, Assistência à saúde nos eixos programáticos, Saúde Bucal: Ação coletiva, pré-natal odontológico, prótese dentária e a saúde bucal do idoso, ações promotoras de saúde bucal e Programa Saúde na Escola.

Para as experiências de gestão todas as temáticas devem ser relacionadas à Atenção Básica, estratégias que fortalecem a alimentação e uso dos sistemas de informações, ações de monitoramento e avaliação, a Unidade Básica de Saúde como espaço de formação e aprendizagem, estratégias de educação permanente.

Além de formação e atuação de Conselhos Locais de Saúde, ações intersetoriais que promovam a qualidade de vida da população, articulação de ações de apoio matricial junto aos NASF e a outros serviços da rede. Também podem abordar a qualificação do abastecimento das UBS com Medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica, qualificação de ações para as pessoas com sofrimento psíquico, ações de vigilância de doenças e agravos transmissíveis e não transmissíveis.

mostra atenção básica

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/2/abertas-inscricoes-para-2-mostra-teresinense-de-producao-na-atencao-basica