COMBATE AO MOSQUITO

São Sebastião e Parque Alvorada recebem ação de limpeza contra o Aedes aegypti

A ação é promovida pela FMS em parceria com as SDUs de cada área

A luta contra o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya continua com a realização de mais uma Faxina nos Bairros, atividade de limpeza da Prefeitura de Teresina. Amanhã (30), serão contemplados os bairros Parque Alvorada (zona Norte) e São Sebastião (zona Sudeste), a partir das 8h da manhã.

A ação é promovida pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), em parceria com as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs) de cada área. O trabalho é feito em parceria com a população: durante a semana, as equipes de saúde orientam os moradores a fazer uma limpeza dentro de suas casas e depositar o lixo em suas calçadas no sábado, para que sejam recolhidos pelas equipes de limpeza. “A prioridade é para aqueles objetos que não são recolhidos pela limpeza regular, como móveis de grande porte e eletrodomésticos”, esclarece a gerente de Zoonoses da FMS Oriana Bezerra.

No sábado, acontece ainda uma caminhada educativa, quando as equipes da gerência da Zoonoses percorrem as ruas dando orientações sobre como evitar a proliferação do Aedes aegypti e as doenças transmitidas por ele.

As equipes se reúnem em um ponto de encontro e de lá percorrem quadrantes determinados previamente. No São Sebastião, o encontro será na igreja católica do bairro, e o quadrante “faxinado” é aquele formado pela Rua Ervitonio Teodoro, Av. Noé Mendes, Rua Alcebíades Soares e Rua 3 Novo Milênio. Já no Parque Alvorada, será percorrido o quadrante da Rua João Henrique Rebelo, Avenida Campo maior e Rua Rui Barbosa, com ponto de encontro na praça do quarteirão 42.

Em maio a FMS divulgou o resultado do segundo Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2018. Segundo os dados divulgados, o Índice de Infestação Predial (IIP) – a relação entre o número de imóveis positivos para o mosquito pelo total pesquisado – da nossa cidade está em 0,7, considerado de baixo risco pelo Ministério da Saúde.

O levantamento, realizado entre os dias 07 a 11 de maio, foi feito em todos os 127 bairros da capital, divididos em 33 estratos. “Observamos uma queda de mais da metade em relação ao primeiro LIRAa do ano, que apresentou índice de 1,9”, comenta Oriana Bezerra.

Oriana Bezerra informa que, mesmo com o resultado satisfatório, as ações de combate ao mosquito continuam intensificadas. A Faxina nos Bairros tem se mostrado uma estratégia eficiente na luta contra o Aedes aegypti e um fator importante para explicar os baixos índices do Liraa. Mas para isso, é indispensável a colaboração da comunidade. “A gente faz esse apelo para que as pessoas retirem carcaça de fogão, geladeira, pneus, qualquer outro material que não queira mais, e coloque na porta da sua calçada que a gente vai retirar amanhã”, diz a gerente.

fms faxina

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1993/sao-sebastiao-e-parque-alvorada-recebem-acao-de-limpeza-contra-o-aedes-aegypti