COMBATE AO MOSQUITO

FMS promove panfletagem educativa sobre a prevenção da dengue, zika e chikungunya

A panfletagem foi no cruzamento das Avenidas Frei Serafim e Miguel Rosa

Em mais um esforço de sensibilizar a população sobre os cuidados contra o mosquito Aedes aegypti – que transmite a dengue, zika e chikungunya – a Fundação Municipal de Saúde (FMS) organizou na manhã de hoje (15) uma panfletagem no cruzamento das avenidas Frei Serafim e Miguel Rosa, um dos mais movimentados da cidade.

Munidos de faixas e material educativo, oito profissionais do Núcleo de Educação em Saúde (NESC) se dividiram entre os quatro semáforos do cruzamento conversando com motoristas e transeuntes que circulavam no local, dando orientações sobre as doenças e formas de prevenção.  “Nosso objetivo é promover um diálogo sobre mudança de atitude e eliminação das condições que favorecem a reprodução do mosquito”, explicou Júlia Rocha, coordenadora do NESC.

Rômulo César andava com sua família no canteiro central da Avenida Frei Serafim quando foi abordado para a conversa. Ele conta que achou a iniciativa boa, pois quanto mais pessoas estiverem informadas, menor será o risco. “Eu procuro sempre observar os objetos da minha casa para evitar o acúmulo de água, mas acho que sem a ajuda dos vizinhos não vai adiantar. Por isso estas conversas são importantes, pois assim todo mundo pode aprender”, disse ele.

E a programação continua na segunda-feira (18), quando a equipe estará na praça da Igreja do bairro São João, em parceria com as equipes Estratégia Saúde da Família que atuam no local. Na terça (19), será a vez do Shopping da Cidade. Nos dois eventos haverá a presença do estande com um Espaço Criança, dedicado a disseminar conhecimentos entre os meninos e meninas.

Com estas atividades, a FMS pretende mostrar a todos a importância da prevenção. “Toda a população deve tomar providências no sentido de eliminar os criadouros”, afirmou Júlia Rocha. “A gente não pode perder esta luta, ainda mais agora que estamos em um momento atípico. O Aedes aegypti agora pode transmitir doenças que trazem problemas sérios com sequelas para a vida toda, por isso atenção especial às faxinas domésticas, especialmente nos quintais e áreas abertas. Não podemos deixar nenhuma área descoberta em nossa limpeza diária”, destacou a coordenadora.

aedes aegypti zika dengue chikungunya

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/199/fms-promove-panfletagem-educativa-sobre-a-prevencao-da-dengue-zika-e-chikungunya