PREMIAÇÃO

Profissionais de saúde recebem premiação por ações de destaque na atenção básica

Um total de 12 trabalhos foi premiado durante a Mostra da Atenção Básica

O prefeito Firmino Filho, juntamente com o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Francisco Pádua, entregam amanhã (12) a premiação dos profissionais da saúde que participaram da 2ª Mostra Teresinense de Produção na Atenção Básica e o II Concurso Teresinense de Experiências na Atenção Básica, evento realizado em dezembro do ano passado. Para cada trabalho premiado será entregue a quantia de R$ 2 mil. A solenidade de premiação acontece ao meio dia, no auditório da FMS.

Durante a Mostra foram apresentados 116 trabalhos sobre as ações, vivências e soluções encontradas no dia a dia do trabalho nas Unidades Básicas de Saúde e outros dispositivos da atenção básica. Desse total, 12 foram premiados. A Mostra tinha por objetivo valorizar as experiências cotidianas e estimular o protagonismo local dos trabalhadores em saúde, proporcionando espaços de intercâmbio de experiências.

“A Mostra foi um evento bastante participativo. Ao todo, 962 profissionais se fizeram presentes no evento, que teve como principal intuito dialogar e conhecer novas iniciativas em saúde e foi idealizado para promover a troca de informações, valorizar o trabalhador como protagonista local e estimular o uso de soluções criativas e adaptáveis para os desafios em relação ao acesso com qualidade aos serviços de saúde. Então, nada mais justo do que reconhecer essas experiências com prêmios, valorizando assim os nossos profissionais”, explica o presidente da FMS, Francisco Pádua.

O certame foi dividido nas categorias de relatos orais e apresentação em formato banner e contou com trabalhos das equipes Estratégia Saúde da Família (ESF), Saúde Bucal, Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Consultório na Rua, além de servidores da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

“Na Mostra tivemos uma diversidade de relatos e experiências que são desenvolvidas na rede municipal de saúde e que primam pela melhoria do atendimento na atenção básica. Podemos citar o trabalho que relatou o grau de satisfação dos pacientes após o recebimento de próteses dentárias, o grupo de autocuidado com estratégia para diagnóstico e desestigmatização da Hanseníase, além de outras experiências relevantes tanto para os profissionais de saúde como para a população”, afirma Ayla Calixto, gerente de Atenção Básica da FMS.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/190/profissionais-de-saude-recebem-premiacao-por-acoes-de-destaque-na-atencao-basica