MÊS DA MULHER

UBS promove dia de saúde para mulheres da Santa Maria da Codipi

Serão ofertados exames de citologia, avaliação odontológica e testes rápidos de HIV e sífilis, dentre outros serviços

UBS promove dia de saúde para mulheres da Santa Maria da Codipi

Em alusão ao mês da mulher, a Unidade Básica de Saúde da Santa Maria da Codipi promove amanhã (17), a partir das 8h, uma manhã de atividades para suas usuárias. O objetivo é contemplar especialmente aquelas mulheres que têm dificuldade de irem a UBS durante a semana por causa do trabalho.

A programação conta com um café da manhã em homenagem às mulheres da comunidade. Em seguida, serão ofertados serviços voltados para este público, como citologia/prevenção, requisições de mamografia, avaliação odontológica, testes rápidos de HIV e sífilis, além de atualização da vacinação para adultos. Haverá ainda uma palestra sobre câncer do colo do útero, entrega da caderneta do idoso para as mulheres idosas e orientações de alimentação saudável com um profissional de nutrição.

Segundo a coordenadora da UBS Santa Maria da Codipi, Darllyana Mendes, o evento foi agendado para um dia de sábado, quando normalmente a UBS não funciona, para dar uma oportunidade às mulheres que trabalham em tempo integral durante a semana de usufruir desses serviços. “Queremos dar um olhar diferenciado a mulher, Tentando prevenir e também diagnosticar as doenças que acometem mais a esse grupo, como o câncer de colo do útero, câncer de Mama, além de investigar hipertensão, diabetes, sífilis, HIV”, justifica a coordenadora.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, as mulheres são a maioria da população brasileira (50,77%) e as principais usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). Frequentam os serviços de saúde para o seu próprio atendimento mas, sobretudo, acompanhando crianças e outros familiares, pessoas idosas, com deficiência, vizinhos, amigos. São também cuidadoras, não só das crianças ou outros membros da família, mas também de pessoas da vizinhança e da comunidade.

O Sistema Único de Saúde deve estar orientado e capacitado para a atenção integral à saúde da mulher, numa perspectiva que contemple a promoção da saúde, as necessidades de saúde da população feminina, o controle de patologias mais prevalentes nesse grupo e a garantia do direito à saúde. Em Teresina, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) tem o compromisso com a implementação de ações de saúde que contribuam para a garantia dos direitos humanos das mulheres e reduzam a morbimortalidade por causas preveníveis e evitáveis.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1860/ubs-promove-dia-de-saude-para-mulheres-da-santa-maria-da-codipi