ATIVIDADE FÍSICA

Academia de saúde firma parceria com projeto de jiu-jitsu para comunidade

Projeto existe há quase 12 anos e tem sede no bairro Marquês

Academia de saúde firma parceria com projeto de jiu-jitsu para comunidade

A academia de saúde do bairro Vamos Ver o Sol firmou uma parceria com o projeto esportivo Quartel General da Luta, que promove aulas de jiu-jitsu para pessoas carentes de todas as idades. Nos dias de segunda, quarta e sexta-feira, das 19h às 21h, a academia cede seu espaço para as aulas, que são gratuitas e voltadas à comunidade.

O projeto, que existe há quase 12 anos, tem sua sede no bairro Marquês e filiais em mais de 11 bairros da capital e sete cidades do interior do Piauí. "Para a filial do Vamos Ver o Sol, solicitamos o espaço para a Academia e entramos com os insumos, como tatames e quimonos, e o instrutor para a realização das aulas", explica o tenente coronel Luís Oliveira, coordenador do projeto.

O objetivo é proporcionar uma vida sadia e integrar a comunidade com esporte e qualidade de vida. "Atendemos principalmente crianças, mas também recebemos idosos, autistas, deficientes visuais e outros grupos, proporcionando qualidade de vida e principalmente afastando do perigo das drogas e da marginalidade", explica o instrutor Jean Michel, responsável pelas aulas no local.

Atualmente, mais de 800 pessoas são contempladas pelo projeto. Segundo Jean Michel, a região do Vamos Ver o Sol já formou atletas que ganharam campeonatos nacionais, pan-americanos e mundiais.

A Academia do Vamos Ver o Sol funciona desde outubro do ano passado e conta com equipamentos, estrutura e profissional qualificado. Sua finalidade é promover práticas corporais e atividade física, promoção da alimentação saudável e educação em saúde, entre outros, além de contribuir para produção do cuidado e de modos de vida saudáveis e sustentáveis da população.

Os Polos de Academia em Saúde são compostos por três espaços: o de vivência - área coberta - o multiuso - área ao ar livre - e outro com equipamentos, destinado ao desenvolvimento de práticas corporais e atividades físicas em alguns equipamentos (barra horizontal, espaldar, bancos, prancha para exercícios abdominais, barras assimétricas e barras marinheiro).

Em Teresina existem seis Academias da Saúde: no Alto da Ressurreição, Santa Isabel, Vamos Ver o Sol, Parque Wall Ferraz, Monte Verde e Angelim. Todas anexas às Unidades Básicas de Saúde dos bairros. O Programa Academia da Saúde foi lançado pelo Ministério da Saúde (MS) em 2011 como estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado para os municípios brasileiros.

Tags:
fms

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1849/academia-de-saude-firma-parceria-com-projeto-de-jiu-jitsu-para-comunidade