COMBATE

Militares continuam atuando no combate ao Aedes aegypti em Teresina

Militares continuam atuando no combate ao Aedes aegypti em Teresina

A colaboração dos militares no combate ao mosquito Aedes aegypti continua em Teresina. Hoje (04) e amanhã (05), eles estarão realizando visitas aos bairros Parque Sul e São Lourenço, tendo como ponto de partida a Igreja da avenida principal do Parque Sul.

Um grupo de 160 militares foi designado para colaborar com os agentes de endemias que já atuam em Teresina, no trabalho contra o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. O trabalho se iniciou no último dia 28 e segue até a primeira semana de fevereiro na zona Sul da capital, seguindo então para a zona Norte em meados do mesmo mês. “Estamos iniciando pela região Sul por ser uma área que possui indicadores relacionados aos números de casos de dengue um pouco maiores”, explica a gerente de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Oriana Bezerra.

A participação dos militares no combate ao mosquito foi solicitada pelo prefeito Firmino Filho, pois o momento exige intensificação do trabalho. “Até o momento, estamos tendo uma boa recepção por parte da comunidade”, conta Oriana. “Os militares foram capacitados para atuar na parte relacionada às orientações preventivas, eliminação de criadouros inservíveis e tratamento dos servíveis, seguindo a metodologia preconizada pelo programa de combate á dengue”, explica a gerente.

“O grande objetivo da atividade é fazermos um trabalho de rotina para retirar potenciais criadouros de mosquito dos domicílios, para quando chegar o período chuvoso termos menor índice de infestação na cidade”, afirma Oriana Bezerra.

Com a descoberta da relação entre o zika vírus e o aumento dos casos de microcefalia na região Nordeste, a atenção à luta contra o Aedes aegypti foi intensificada.  No último dia 29, a Prefeitura de Teresina decretou emergência em saúde pública no município. A ideia é reforçar as medidas de prevenção e controle dessa virose em conjunção com a dengue e a chikungunya. O decreto tem validade de 90 dias, prorrogável por igual período.

Além disso, está sendo realizada a operação Faxina nos Bairros, em parceria da FMS com as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs). Equipes dos dois órgãos estão percorrendo diversos bairros da cidade em mutirões de limpeza, recolhendo lixo residencial – inclusive utensílios de grande porte como sofás, colchões, vasos sanitários, etc – e dando orientações sobre a importância de manter a casa e arredores sempre limpa. A próxima Faxina nos Bairros ocorre dia 09 (sábado) nos bairros Parque Alvorada (zona Norte), São Pedro (zona Sul), Fátima (zona Leste) e Extrema (zona Sudeste).

combate dengue militares

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/180/militares-continuam-atuando-no-combate-ao-aedes-aegypti-em-teresina