AMPLIAÇÃO DE UBS

Comunidade do Bela Vista é beneficiada com reforma e ampliação de UBS

UBS será entregue na próxima segunda-feira, dia 21, às 8h30.

Dando continuidade às ações de expansão e melhoria dos serviços prestados na atenção básica da capital a Prefeitura de Teresina entrega para a comunidade do Bela Vista, na próxima segunda-feira, 21 de setembro, a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde Dr. Durvalino Couto. A Unidade fica localizada na avenida principal do bairro Bela Vista, zona Sul da cidade. A solenidade acontece às 8h30, com a presença do prefeito Firmino Filho.

Essa é a 14ª Unidade Básica de Saúde reformada e ampliada na atual gestão. Foram investidos R$268.172,86, oriundos do Ministério da Saúde, sendo R$134.086,43 de contrapartida da Prefeitura de Teresina.

A UBS teve três consultórios médicos reformados e outro construído, um consultório odontológico reformado e outro construído, uma sala de agentes comunitários de saúde construída, um escovódromo construído, a sala de vacina ampliada, sala de inalação reformada, sala de coleta reformada, sala de curativo reformada, sala de expurgo construída, sala de esterilização reformada, farmácia ampliada, sala de espera construída, sala de marcação de consultas reformada, sala administrativa reformada, auditório ampliado e casa de resíduos construída, além da adaptação da estrutura para garantir acessibilidade aos portadores de necessidades especiais, como construção de rampas e de dois banheiros adaptados.

“Nossa intenção é melhorar cada vez mais o atendimento à população e manter o padrão de qualidade na atenção básica de saúde. A Prefeitura de Teresina vem fortalecendo a infraestrutura da atenção básica com novas edificações, garantindo um maior conforto e bem-estar tanto para os usuários das Unidades, quanto para os profissionais que nelas atuam. Essa é a 14ª Unidade de Saúde que é reformada e, além disso, até o final da gestão serão cerca de 70 obras de saúde concluídas, entre construção e reforma”, destaca Luciano Nunes, presidente da FMS.

Todas as obras de reforma e/ou construção de Unidades Básicas de Saúde de Teresina seguem os padrões do Ministério da Saúde. O Ministério exige que o ambiente disponha de janelas e áreas de ventilação e sejam claros, com o máximo de luminosidade natural possível. O material de acabamento de tetos, pisos e paredes é impermeável, de fácil limpeza e resistente a processo de limpeza e de desinfecção. Os pisos têm superfície regular, firme e estável, que não provoca trepidação em dispositivos com rodas. Além disso, todas as unidades são adaptadas para portadores de necessidades especiais.

“A atenção básica em saúde é capaz de resolver até 80% dos problemas de saúde das pessoas. Para fortalecer ainda mais a assistência à saúde da população a partir da atenção primária, que é a principal e mais próxima porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), é que a Fundação Municipal de Saúde tem focado na ampliação e construção de novas Unidades, bem como na melhoria do atendimento”, conclui Luciano Nunes.

ubs reforma ampliação

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/18/comunidade-do-bela-vista-e-beneficiada-com-reforma-e-ampliacao-de-ubs