FAÇA SUA PARTE

“Faxina nos Bairros” continua logo após o natal em Teresina

A Prefeitura tem intensificado o trabalho de combate ao Aedes aegypti

“Faxina nos Bairros” continua logo após o natal em Teresina

A operação “Faxina Nos Bairros” continua em Teresina logo após as festividades natalinas. A ação é umas das estratégias do Plano Emergencial e Intersetorial de combate ao mosquito Aedes aegypti e as ocorrências relacionadas ao vetor. Dia 26 de dezembro, sábado, os bairros Marquês (zona Norte), Lourival Parente (zona Sul), Cidade Jardim (zona Leste) e Dirceu I (zona Sudeste) recebem as equipes de limpeza da Prefeitura.

A população precisa colocar na calçada todo material inservível que possa acumular água e virar um possível criadouro de mosquito. “As medidas de combate ao Aedes aegypti devem ser reforçadas nas férias e festas de fim de ano, período muitas vezes marcado por chuvas. Para reforçar a importância de eliminar os focos do mosquito, o Ministério da Saúde recomenda aos viajantes que, antes de saírem de suas casas, façam uma vistoria para eliminar os recipientes que possam acumular água parada e servir como criadouro do mosquito”, afirma Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

A “Faxina Nos Bairros” é operacionalizada pela FMS e Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDU’s). A primeira etapa da “Operação Faxina Nos Bairros” recolheu um total de 152 toneladas de lixo dos bairros Parque Brasil I e II (zona Norte), Santa Cruz (Sul), Morros (Leste) e Parque Ideal (zona Sudeste).

No bairro Dirceu I, o ponto de partida das equipes de limpeza acontece em frente à Fundação Bradesco. De lá todos seguem até a Avenida Joaquim Nelson. No bairro Marquês, o ponto de partida acontece na praça principal do local. As Ruas 1° de Maio, Anísio de Abreu, o Buraco do Metrô até a Avenida Petrônio Portela serão percorridos e “faxinados”. A concentração na zona Leste acontece na Praça Rua Pedra Branca. As equipes de limpeza percorrerão Rua Genoveva, Rua Santana, Rua Meridiano, Rua Salito e Vila Cidade Jardim.

Na zona Sul, no bairro Lourival Parente, as equipes de limpeza se concentram, a partir das 7h30, na Praça João Martins Moraes, na Av. Ivan Tito. A rota da limpeza é a seguinte: Rua Delfim  Moreira, Rua Afonso Pena, Rua Rodrigues Alves, Rua Washington Luís, Rua Arthur Bernardes, Rua Epitácio Pessoa, Rua Nilo Peçanha, Rua Alberto Leal, Rua Brito Melo, Av. Ivan Tito, Rua Prof. Diniz, Rua Miguel Couto, Rua Henrique Couto, Rua Humberto de Campos, Rua Machado de Assis e Rua 19 de Outubro.

Após a passagem de ano, logo no dia 2 de janeiro, os bairros Alto Alegre (zona Norte), Sacy (zona Sul), Noivos (zona Leste) e Dirceu II (zona Sudeste) receberão as equipes da prefeitura para limpeza. Os bairros Parque Alvorada (zona Norte), São Pedro (zona Sul), Fátima (zona Leste) e Extrema (zona Sudeste) serão “faxinados” no dia 9 de janeiro.

O prefeito Firmino Filho tem acompanhado sistematicamente todas as ações realizadas pelos órgãos municipais em relação ao combate ao mosquito Aedes aegypti. No início da noite de ontem (22) o chefe do executivo municipal se reuniu com técnicos da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Fundação Hospitalar de Teresina (FHT) e com os superintendentes de Desenvolvimento Urbano para o primeiro monitoramento da execução do Plano Emergencial e Intersetorial de combate ao mosquito Aedes.

fms Faxina nos Bairros

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/173/faxina-nos-bairros-continua-logo-apos-o-natal-em-teresina