COMBATE AO AEDES

“Faxina nos Bairros” acontece amanhã (19) em todas as regiões de Teresina

População precisa colocar na calçada todo entulho que acumule água

“Faxina nos Bairros” acontece amanhã (19) em todas as regiões de Teresina

Os bairros Parque Brasil I e II (zona Norte), Santa Cruz (Sul), Morros (Leste) e Parque Ideal (zona Sudeste)receberão amanhã (19), pela manhã, a “Operação Faxina nos Bairros”, da Prefeitura de Teresina. A abertura da ação será feita pelo prefeito Firmino Filho em frente ao Hospital Mariano Castelo Branco, localizado na Avenida Ministro Sérgio Motta, zona Norte, a partir das 7h30.

Os locais escolhidos para essa primeira etapa de limpeza apresentam os números mais altos de infestação de mosquito causador da Dengue, Zika e Chikungunya, segundo o último Levantamento Rápido do Índice de Infestação para o Aedes aegypti (LIRAa).

“A Fundação Municipal de Saúde (FMS) trabalha com a prevenção e promoção em saúde junto à população. A Faxina nos Bairros faz parte do Plano Municipal de Enfrentamento ao Aedes aegypti e tem por objetivo mobilizar os teresinenses para a prevenção de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya, por meio da intensificação na coleta do lixo residencial”, explica Francisco Pádua, presidente da FMS.

A população está recebendo orientações de agentes de saúde, durante toda a semana, para que recolham todo tipo de lixo inservível da sua casa, inclusive aqueles utensílios de grande porte que estejam jogados no quintal e que possam se transformar em criadouro de mosquito.

“Esse é o momento das pessoas colocarem no lixo aquele móvel velho, vasilhas, pneus, enfim, tudo aquilo que possa estar nos arredores da residência acumulando água”, fala Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.

Ela explana ainda que os ovos do mosquito Aedes aegypti são muito resistentes, sobrevivendo por cerca de um ano em local seco. Quando este local recebe água limpa, em cerca de meia hora ele pode se desenvolver. O mosquito leva 10 dias para se desenvolver e ele vive em média 30 dias. “É necessário que as pessoas dediquem pelo menos um dia na semana para se mobilizarem contra o mosquito. A tecnologia mais avançada para evitar a reprodução do Aedes aegypti somos nós mesmos. Não tem vacina, não tem remédio. Depende da nossa ação”, afirma.

O Aedes aegypti, além de silencioso, costuma picar nas primeiras horas da manhã ou fim da tarde. Pica, principalmente, nas pernas, tornozelos ou pés e a sua picada, geralmente, não dói nem coça. Ele tem voo rasteiro, com no máximo meio metro de distância do solo.

A “Operação Faxina nos Bairros” terá prosseguimento e já está agendada também para os dias 26 de dezembro, 02 e 09 de janeiro de 2016, sempre contemplando todas as regiões da cidade. “A população precisa colocar o material nas calçadas para ser recolhido aos sábados pelos caminhões das Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs)”, finaliza Amariles Borba.

CONFIRA AS ROTAS DA FAXINA NOS BAIRROS DO SÁBADO, 19

Zona Norte

Bairro Parque Brasil I e II

Todas as ruas

Ponto de Partida: Hospital Mariano Castelo Branco

Zona Sul

Bairro Santa Cruz - Vila Bom Jardim e Vila Bom Jesus

Ruas: Andradina, Rua do Telégrafo, Rua Odilon Nunes e Rua 11 de Julho.

Ponto de Partida: Em frente ao Cemitério Santa Cruz, às 8h.

Zona Leste

Bairro Morros

Ruas: Rua Professor Alcides Lebre, Professor Miguel Borges, Professor Agripino Oliveira, Professor Felismino Weser, Maria Julia Santos, Professora Bugyja, Professora Manoca Nobre, Ester Castelo Branco e Professora Amália Pinheiro.

Ponto de Partida: Unidade Escolar Tio Bentes, localizada na Avenida Rossini Morada.

Como chegar – a Avenida Kennedy é o caminho mais certo para ter acesso à Avenida Rossini Morada.

Zona Sudeste

Bairro Parque Ideal

Abrangerá Parque Ideal e Dom Helder

Início: Avenida Pedro Teixeira (Praça), em frente ao posto de saúde do Parque Ideal, indo até a linha do trem próximo a Avenida Jornalista Antonio Neves de Melo (Conjunto Dom Elder).

Faxina nos Bairros fms PMT aedes aegypti

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/166/faxina-nos-bairros-acontece-amanha-19-em-todas-as-regioes-de-teresina