AÇÃO EDUCATIVA

Ação educativa contra o Aedes aegypti chega à escola Elias Ximenes do Prado Júnior

A intenção do evento é investir nas crianças como transmissoras de informação

Acreditando no poder das crianças como comunicadoras, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) tem realizado palestras nas escolas de Teresina sobre o perigo do Aedes aegypti e como evitar sua reprodução. Hoje (16), foi a vez da Escola Municipal Elias Ximenes do Prado Júnior, que fica no bairro Nova Teresina, zona Norte da capital.

Cerca de 100 crianças do primeiro ao quinto ano assistiram à palestra proferida pelo Núcleo de Educação em Saúde da FMS, que contou de forma lúdica sobre a prevenção de focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Além disso, os agentes de endemias levaram os meninos e meninas para vistoriar a escola e dar dicas práticas de como evitar o acúmulo de água parada, principal forma de reprodução do vetor.

“Hoje eu aprendi que todo mundo tem que combater a dengue, não deixando água parada, jogando garrafa e essas coisas”, diz Gabriel Gomes, de oito anos. “Eu faço minha parte botando o lixo pra fora, pro carro pegar”, afirmou o menino.

Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS, explica que a intenção do evento é investir nas crianças como transmissoras de informação, uma vez que elas aprendem e ensinam todos ao seu redor sobre como evitar a proliferação do mosquito.

“Seja na sua casa, seja na casa dos parentes ou na escola, elas vão dizer quando encontrarem um recipiente exposto ou lixo no quintal, por exemplo”, explica. “Da mesma forma, queremos conversar com professores e funcionários das escolas para que estejam atentos ao acúmulo de água parada no ambiente escolar, mesmo em período de férias”, disse.

A diretora da escola, Maria de Fátima Feitosa, reforça esta ideia. Para ela, ações preventivas como esta devem ser priorizadas. “Se a gente quer alcançar metas futuras, tem que investir pela raiz”, conta. “Crianças têm um poder de mobilização muito grande para conscientizar seus pais, familiares e vizinhos sobre a importância de estarmos todos atentos ao mosquito”, explica a diretora.

As viroses transmitidas pelo Aedes aegypti, como a zika, dengue e chikungunya, são doenças sem tratamento específico: seu manejo é realizado apenas por meio da administração de medicamentos sintomáticos e hidratação. Por este motivo, o foco principal da FMS está em evitar que elas ocorram.

dengue zika chikungunya aedes aegypti

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/162/acao-educativa-contra-o-aedes-aegypti-chega-a-escola-elias-ximenes-do-prado-junior