COMBATE AO AEDES

Faxina nos Bairros contra Aedes aegypti começa neste sábado (19)

Intenção é que atividade tenha sequência, deixando a cidade livre dos focos do mosquito vetor

O controle da dengue é uma questão de parceria entre poder público e população. A operação Faxina nos Bairros, da Prefeitura de Teresina, começa neste sábado (19) e tem por objetivo mobilizar os teresinenses para a prevenção de doenças como a dengue, zika e chikungunya, por meio da intensificação na coleta do lixo residencial.

A primeira etapa da ação, que faz parte do Plano Municipal de Enfrentamento do Aedes aegypti, vai contemplar os bairros Parque Brasil (zona Norte), Santa Cruz (Sul), Morros (Leste) e Parque Ideal (zona Sudeste), que são os locais com os números mais altos de infestação pelo mosquito segundo o último Levantamento Rápido do Índice de Infestação para o Aedes aegypti (LIRAa).

O trabalho é iniciado alguns dias antes, quando agentes de saúde passam pelas residências informando e tirando dúvidas sobre o evento. “A população é orientada a recolher todo tipo de lixo inservível da sua casa, inclusive aqueles utensílios de grande porte que estejam jogados no seu quintal e que possam se transformar em morada do mosquito”, explica a diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Amariles Borba.

Este material será recolhido no dia D pelos caminhões das Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs). Simultaneamente, uma equipe de agentes de endemias estará percorrendo os bairros com orientações sobre a importância de manter a casa sempre limpa.

Segundo o prefeito Firmino Filho, diante da recente descoberta de consequências relacionadas às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, faz-se importante a realização de ações de caráter imediato, para assim manter a cidade limpa e livre dos focos de criadouros de mosquito. “Temos que limpar a cidade como uma medida preventiva para garantir mais saúde à população”, diz o prefeito. “Por isso, todos são convidados a participar”, completa ele.

A Faxina nos Bairros inicia no próximo sábado (19) e terá prosseguimento nos sábados seguintes. "Nossa intenção é alcançar o maior número possível de bairros, de forma que possamos manter a cidade limpa e saudável. Já temos agendadas faxinas para o próximo dia 26 de dezembro, 02 e 09 de janeiro de 2016, sempre contemplando todas as regiões da cidade", lembra Francisco Pádua, presidente da FMS.

faxina dengue zika chikungunya

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/158/faxina-nos-bairros-contra-aedes-aegypti-comeca-neste-sabado-19