DENGUE

Ministério Público e FMS promovem conversa sobre combate ao Aedes aegypti

O objetivo é promover uma grande campanha de conscientização

Como parte da programação educativa de combate ao Aedes aegypti, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) participa sexta-feira (11) de uma conversa com servidores do Ministério Público do Estado do Piauí, para dar orientações de prevenção à dengue, zika e chikungunya.

Será uma reunião com Promotores de Justiça para a definição de estratégias de trabalho, que serão estendidas para todo o estado. A equipe da Diretoria de Vigilância em Saúde da FMS estará repassando orientações sobre a investigação e eliminação de focos do mosquito no ambiente de trabalho.

O objetivo é promover uma grande campanha de conscientização dirigida aos representantes do Poderes Públicos e aos cidadãos. “Queremos incentivar uma atuação com mais conhecimento por parte dos colaboradores de órgãos públicos, com a promoção de ações permanentes e com envolvimento de todos”, afirma Júlia Santos, coordenadora do Núcleo de Educação em Saúde da FMS.

Dicas

Seja no serviço púbico ou privado, o ambiente de trabalho também requer atenção especial no combate à dengue, por ser o local onde as pessoas passam a maior parte do seu dia.

“O ideal é que os funcionários se organizem para encarregar uma ou duas pessoas de verificar diariamente a presença de possíveis focos do mosquito”, explica Amparo Salmito, gerente de epidemiologia da FMS. “Caso seja encontrado um foco, a água deve ser despejada e a gerência de zoonoses comunicada”, aconselha a infectologista.

A Gerência de Zoonoses pode ser contatada pelos telefones 3215-9143, 3215-9149 e 3215-7789, bem como o disk-dengue por meio do número 0800 286 0007. Em caso de dúvidas, pode ser solicitada a visita de um agente de endemias ao local para repassar as devidas orientações e metodologia de busca. “O combate ao Aedes aegypti é uma prioridade da Prefeitura de Teresina, e pedimos a ajuda de todos nesta luta”, afirma Amparo Salmito.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/150/ministerio-publico-e-fms-promovem-conversa-sobre-combate-ao-aedes-aegypti