SAÚDE MENTAL

Teresina ganha CAPS infanto-juvenil

O serviço em saúde mental da capital vai ganhar mais um reforço, desta vez voltado ao público infanto-juvenil. Ainda este semestre, Teresina ganha um Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS i), que vem atender crianças e adolescentes com transtornos mentais e problemas relacionados ao uso de álcool e drogas.

O CAPS i é um serviço ambulatorial de atenção diária destinado a crianças e adolescentes com transtornos mentais. Ele deve ser responsável pela organização da demanda e da rede de cuidados em saúde mental de crianças e adolescentes no âmbito do seu território.

Segundo Luanna Bueno, gerente de Saúde Mental da Fundação Municipal de Saúde, a nova unidade vem para reforçar o atendimento psicossocial das crianças de Teresina que hoje já possuem um atendimento multidisciplinar na área educacional. “Nos últimos tempos tem sido observada uma grande demanda de crianças e adolescentes com transtornos mentais.Também temos observado um aumento no atendimento a adolescentes no PROVIDA, que é nosso ambulatório de prevenção do suicídio. Diante deste cenário, a abertura de um centro como este se faz muito importante”, afirma ela.

Ele vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O atendimento será por demanda espontânea, ou seja, qualquer criança ou adolescente poderá ser levado ao local e passará por uma triagem para que seja acolhida e passe por tratamento de acordo com sua necessidade. A equipe será multiprofissional, formada por psicólogo, psiquiatra, terapeuta ocupacional, enfermeiro, assistente social, entre outros.

A assistência prestada ao paciente no CAPS i inclui atividades como atendimento individual e em grupos, atendimento em oficinas terapêuticas, visitas e atendimentos domiciliares, atendimento à família, atividades comunitárias enfocando a integração da criança e do adolescente na família, na escola, na comunidade ou quaisquer outras formas de inserção social.

fms caps

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1469/teresina-ganha-caps-infanto-juvenil