LGBT

Representantes da FMS e Conselho LGBT dialogam sobre políticas públicas

A reunião foi hoje (07) no gabinete da presidência da FMS

Representantes da FMS e Conselho LGBT dialogam sobre políticas públicas

Promover o diálogo e estreitar laços. Com este objetivo, representantes do Conselho Municipal dos Direitos da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) estiveram reunidos na manhã de hoje (07) com gestores da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

A pauta da reunião foi estreitar o contato social através do Conselho e discutir políticas voltadas para este público. “Solicitamos o fortalecimento de projetos como o ‘Amar sem Preconceito’ e também conversamos sobre a criação do Plano Municipal LGBT, que vai envolver diversas áreas do governo e sociedade”, conta Vitor Kozlowski, presidente do Conselho Municipal LGBT e representante da Articulação Brasileira de Gays (ARTGAY).

O Plano Municipal LGBT está em fase inicial de elaboração e seguirá as decisões definidas na última Conferência Municipal de Saúde e 1ª Conferência Municipal Conjunta dos Direitos Humanos, no que se refere ao segmento LGBT, além da política nacional de saúde integral LGBT, elaborada pelo Ministério da Saúde.

“Momentos de diálogo como estes são importantes para elaborarmos novas estratégias de atuação junto ao segmento LGBT”, afirma o presidente da FMS, Francisco Pádua. “Precisamos formar parcerias com diversos setores da sociedade e juntos chegarmos a ideias criativas para futuras ações”, completa.

Amar sem preconceito

O programa “Amar sem Preconceito” existe desde 2005 e visa promover a saúde no que se refere às doenças sexualmente transmissíveis. Nas noites de quartas-feiras e sábados, a equipe da Coordenação de DST/AIDS e Hepatites Virais da FMS visita locais públicos que servem de ponto de encontro, prostíbulos, bares e boates, realizando visitas de dispensação de material preventivo como camisinhas e lubrificantes, além de fazer abordagens com material e informações educativas de orientação, prevenção e tira dúvidas.

Para que o “Amar sem preconceito” aconteça, a coordenação dispõe de uma equipe de saúde composta por enfermeiros e técnicos. O programa surgiu da preocupação que existe em relação às Doenças Sexualmente Transmissíveis exigindo, assim, a elaboração e implementação de políticas públicas para o controle e prevenção desses agravos e intensificações nas discussões a respeito das questões de gênero e como homens e mulheres vivenciam a sexualidade no Brasil.

dst aids lgbt

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/146/representantes-da-fms-e-conselho-lgbt-dialogam-sobre-politicas-publicas