PLANO

Prefeito reúne técnicos da saúde para discutir ações de enfrentamento ao Aedes aegypti

Encontro aconteceu no Palácio da Cidade

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, se reuniu na manhã de hoje (05) com técnicos da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Fundação Hospitalar de Teresina (FHT), Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs), Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI) e com a assessora técnica do ministro da Saúde, a médica Deildes Prado, para tratar da criação de um Plano de Enfrentamento à Microcefalia e ao vetor de doenças como a dengue, zika e chikungunya na capital.

Durante a reunião, o médico neurologista Marcelo Adriano Vieira, da Diretoria de Vigilância em Saúde da FMS, fez uma apresentação aos presentes sobre o Zika vírus, origem e as principais complicações causadas pela virose, bem como as formas de monitoramento das doenças realizadas pela FMS.

De acordo com o prefeito Firmino Filho, será feito um diagnóstico dos dados da capital, feito um estudo do que está sendo planejado nacionalmente, para que a partir disso sejam planejadas as ações para Teresina. “Sabemos que a eliminação do vetor dessas doenças é a medida mais eficaz. Então a ideia da Prefeitura de Teresina é criar um plano macro de ações, que envolva todas as secretarias municipais no combate ao Aedes aegypti, o causador de doenças que tem preocupado a sociedade de uma forma geral, tendo em vista a gravidade das complicações surgidas, como por exemplo, o expressivo aumento no número de ocorrências de microcefalia”, disse o prefeito.

A assessora técnica do Ministério da Saúde presente na reunião, a médica Deildes Prado, parabenizou a iniciativa da Prefeitura de Teresina. “Precisamos que os fatos sejam olhados de frente e que a luta contra o mosquito transmissor dessas doenças seja participativa. A Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Saúde, tem feito um trabalho de prospecção, se adiantando aos fatos, o que é bastante positivo. E esse é ponto relevante, pois todas as esferas de poder devem fazer sua parte” disse.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Francisco Pádua, chamou atenção na reunião para a serenidade na observação dos dados, pois essa realidade ainda é nova para a comunidade médica e que é preciso cautela. “O prefeito nos pediu um estudo apurado de toda a situação para que seja formatado o Plano de Ações para o enfrentamento ao Aedes aegypti, de forma que tenhamos uma efetividade nas medidas de proteção, fomentando a educação para ação em saúde, e chamando a coletividade para mantermos a cidade limpa e saudável”, afirmou.

O prefeito solicitou um estudo dos técnicos de saúde e na próxima semana será realizada uma nova reunião para que sejam traçadas as linhas de ação do Plano para Teresina.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/144/prefeito-reune-tecnicos-da-saude-para-discutir-acoes-de-enfrentamento-ao-aedes-aegypti