HIGIENE

Medidas simples de higiene podem evitar diarreia

A doença ocorre quando nosso corpo é infectado por bactérias, fungos ou vírus

Medidas simples de higiene podem evitar diarreia

O período de chuvas e os primeiros meses do ano se caracterizam pelo aumento na incidência de doenças respiratórias e gastroentestinais, como a diarreia. Esta doença ocorre quando nosso corpo é infectado por bactérias, fungos ou vírus, e também pode ser causada pela intolerância a certos alimentos.

“Os casos de diarreia aumentam todo início de ano basicamente por dois fatores: falta de saneamento e baixa qualidade da educação doméstica da população, que não tem os cuidados devidos com as mãos”, comenta a diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Amariles Borba. “As bactérias e os vírus se movimentam, e se a pessoa não lavar as mãos após ir ao banheiro ou trocar uma fralda, por exemplo, pode contaminar alimentos e pessoas com quem tiver contato”, conta ela.

Outro veículo de transmissão da diarreia são as moscas, que se proliferam nesta época. “Isso acontece pela falta de saneamento, que permite o acúmulo de uma grande quantidade de matéria orgânica em decomposição. Elas vão fazer uma mistura que serve de ponto de criação e reprodução de moscas, que pousam em ambientes inadequados, como fezes ou lixo, e depois nos alimentos os infectando”, explica a diretora.

A melhor forma de evitar as moscas é manter a higiene no ambiente doméstico e proteger os alimentos e utensílios, evitando o pouso dos insetos. “Existe uma cultura entre a população de que diarreia é algo normal e não é. A não ser que ela seja um sintoma de uma doença outra. Tomar certos cuidados de higiene previne a diarreia”, afirma Amariles Borba. Estes cuidados incluem, além de lavar bem as mãos antes e após as refeições e também depois de ir ao banheiro, colocar o lixo em saco plástico e fechar bem a boca. Lavar bem frutas e verduras e beber água filtrada ou fervida também são meios de evitar contaminações.

O principal tratamento para a diarreia é a ingestão de líquidos, para evitar a desidratação. “O ideal é manter a urina transparente como a água que se bebe, porque assim você está mantendo o volume de sangue necessário para que o rim, o cérebro, o coração e o pulmão funcionem em sua plenitude e não comecem dar sinais de alarme”, explica Amariles Borba.

Quanto mais cedo se iniciar o tratamento, menor o risco de desidratação e desnutrição. Quando a criança ou adulto apresentar vômitos e fezes líquidas é preciso tomar ainda os sais de reidratação oral, disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), e alimentar-se com mais frequência (mais vezes ao dia) e em menores quantidades. Para preparar os sais de reidratação oral é simples. Basta dissolver todo pó em um litro de água limpa, não colocar açúcar e nem sal, frutas ou refrigerantes. É importante não ferver depois de pronto e usar o líquido em até 24 horas após o preparo.

ORIENTAÇÃO PARA A LAVAGEM DAS MÃOS
- Molhe as mãos e aplique o sabão em toda a sua extensão;
- Esfregue as palmas das mãos sem pressa, feche a torneira e faça o processo contando até 30;
- Ensaboe as costas das mãos. Massageie entre os dedos, embaixo das unhas e ao redor dos dedos, sem esquecer-se do polegar;
- Enxague com bastante água corrente;
- Seque com uma toalha e use-a para fechar a torneira.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1433/medidas-simples-de-higiene-podem-evitar-diarreia