PRÓTESES DENTÁRIAS

Dentistas da atenção básica passam por capacitação a partir de segunda (07)

Começa segunda-feira (07) a capacitação em prótese dentária para os odontólogos das equipes de saúde bucal da Estratégia Saúde da Família (ESF), que em Teresina é gerida pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). A abertura será no auditório do Conselho Regional de Odontologia (CRO), a partir das 14h.

O primeiro módulo do curso segue até o dia 11 de dezembro e terá uma carga horária de 40 horas, em aulas nos turnos manhã e tarde. Está programado ainda um segundo módulo de igual carga horária para acontecer entre os dias 12 e 16 de janeiro. O curso será ministrado por Arcelino Farias, odontólogo com doutorado na área de Prótese Dentária pela Universidade de Campinas (UNICAMP).

“O objetivo é prover conhecimento especializado para que eles possam atuar no programa de próteses dentárias do município”, informa Francisco Pádua, presidente da FMS. Serão capacitados 24 profissionais de odontologia que atendem na atenção básica municipal, além de quatro monitores que irão atuar como multiplicadores, ou seja, replicar o conhecimento adquirido para outros dentistas da ESF.

A capacitação é promovida pela FMS em parceria com o Conselho Regional de Odontologia (CRO-PI), Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas (ABCD), Associação Brasileira de Odontologia (ABO) e Gerência de Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI).

Para o Francisco Pádua, iniciativas como esta são um reflexo da valorização do dentista da ESF em Teresina, diante de uma grande demanda da sociedade frente ao cuidado em saúde bucal. “Esta é mais uma medida construtiva de adequação desses procedimentos odontológicos na realidade que o dentista encontra ao prestar serviços na Atenção Básica”, afirma ele.

A oferta de próteses dentárias pelo município existe desde 2011, através do Centro Especializado de Odontologia do Lineu Araújo. Mas um aumento dessa oferta foi efetivado a partir do ano de 2013, quando houve uma reorganização dos serviços odontológicos da FMS. Atualmente, 18 equipes de saúde bucal disponibilizam o serviço na cidade.

De janeiro a setembro de 2015, foram entregues 1.918 próteses dentárias em Teresina, dos tipos total e parcial removível com grampo.

capacitação dentistas esf

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/142/dentistas-da-atencao-basica-passam-por-capacitacao-a-partir-de-segunda-07