TRIAGEM NEONATAL

Realizado gratuitamente, Teste do Pezinho detecta até seis doenças graves

Realizado gratuitamente, Teste do Pezinho detecta até seis doenças graves

Só uma picadinha no calcanhar do bebê pode detectar precocemente algumas doenças sérias que afetam seu desenvolvimento. Esse é o Teste do Pezinho, que é obrigatório e gratuito no país desde 1992.

A Maternidade Professor Wall Ferraz, localizada no bairro Dirceu, zona Sudeste, é referência no atendimento às gestantes e recém-nascidos. Contribuem para a qualidade da atenção à criança a realização de exames de triagem neonatal, como o Teste do pezinho, que é realizados logo que o bebê nasce e serve para detectar precocemente doenças.

“Estamos na quarta fase do rastreamento, agora conseguimos diagnosticar até seis doenças com o Teste do pezinho. Claro a criança precisa fazer o teste no tempo correto, até seis dias de nascido. Depois desse tempo, com mais de 28 dias de nascido, só é possível rastrear quatro tipos de doenças. A entrega do resultado do teste acontece no laboratório da unidade onde foi feita a testagem. A entregua é em até 30 dias no horário de 14h ás 17h, no laboratório”, explica Ana Cleide, técnica responsável em realizar o Teste do pezinho na Maternidade Professor Wall Ferraz.

No momento do teste a mãe ou responsável deve colocar o bebê no colo na posição de “arrotar”. O pé deve ficar descoberto para o exame. Daniele Vitória, 19 anos, mãe da Larissa Silva, realizou o Teste do pezinho com 27 dias de nascida. “Eu morava em Picos, tive que me internar após o parto e a neném também. Acabou que fui adiando a vinda para realizar o teste”, disse a mãe da bebê.

Já Fernanda Amanda, 18 anos, mãe do Denis Benjamim, levou o filho no 5º dia de nascido para realizar o Teste do Pezinho. “É o ideal. O exame do pezinho não deve ser realizado logo no primeiro dia de nascido. O bebê já deve ter sido amamentado por, pelo menos 48 horas antes da realização do exame”, afirma Ana Cleide, técnica da Wall Ferraz.

O período recomendável é entre o 3º e o 5º dia após o nascimento. Após esse prazo, ainda deve-se fazer o Teste do Pezinho no bebê. Mas é importante que seja logo. Quanto mais cedo for feito o Teste do Pezinho, mais chances o bebê vai ter de crescer sem apresentar problemas sérios como, por exemplo, deficiência intelectual.

Atualmente, a versão do teste oferecida na rede pública de saúde de todo o país detecta seis doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, anemia falciforme, hiperplasia adrenal congênita e a deficiência de biotinidase.

Onde fazer e como o teste é feito?

O Teste do Pezinho deve ser realizado nos postos de coleta localizados nas unidades de saúde estaduais e municipais em todos os municípios do Piauí. Os pais e responsáveis precisam pedir informações com os profissionais de saúde de hospitais ou Unidades Básicas de Saúde próximas de sua residência. Todas as crianças têm o direito ao Teste do Pezinho e ele é uma importante arma no tratamento precoce de diversas enfermidades, e não há motivo para que não seja realizado, nem nenhuma contraindicação.  Pelo contrário, é muito bom que todas as crianças façam o exame, para que possam ter uma vida mais saudável e feliz.

No momento da testagem, uma amostra de sangue do calcanhar do bebê é retirada e enviada para análise. A coleta acontece nessa região devido ao grande fluxo sanguíneo que existe ali. O sangue, então, é colocado num papel tipo mata-borrão e encaminhado ao laboratório.

O resultado pode demorar até 30 dias, mas geralmente, fica disponível em uma semana. Caso haja alguma alteração, uma nova coleta deverá ser solicitada para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento.

Doenças diagnosticadas na versão básica do teste

Fenilcetonúria

Causada pela deficiência no metabolismo do aminoácido fenilalanina. O acúmulo no organismo pode causar deficiência mental.

Hipotireoidismo congênito

Causada insuficiência do hormônio da tireoide. A falta de tiroxina pode causar retardo mental e comprometimento do desenvolvimento físico

Fibrose cística

Ocorre aumento da viscosidades das secreções, propiciando as infecções respiratórias e gastrointestinais. Ataca pulmões e pâncreas. É incurável.

Anemia falciforme e outras hemoglobinopatias

Alteração da hemoglobina que dificulta a circulação, podendo afetar quase todos os órgãos. Pode causar anemia, atraso no crescimento e dores e infecções generalizadas. É incurável.

Hiperplasia adrenal congênita (HAC)

É uma doença genética, em que as duas glândulas suprarrenais - localizadas em cima dos rins, não funcionam corretamente, prejudicando a produção de hormônios essenciais para o corpo, como o cortisol e a aldosterona.

Deficiência de biotinidase

É também uma doença genética, em que o organismo não é capaz de obter a enzima biotinidase, impedindo que os alimentos sejam processados ou metabolizados pelo organismo.

• Realizado gratuitamente, Teste do pezinho detecta até seis doenças graves
Teste do Pezinho fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1410/realizado-gratuitamente-teste-do-pezinho-detecta-ate-seis-doencas-graves