EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Núcleo de Educação em Saúde leva informação a mais de 7 mil instituições em 2015

Foram 250 ações educativas em todo o município, e distribuição de mais de 200 mil fôlderes e outros materiais informativos

Levar informação sobre cuidados em saúde a todos os tipos de público. Com este objetivo, a Fundação Municipal de Saúde realizou 7.489 visitas a escolas e outras instituições, com 250 ações educativas em todo o município e distribuição de mais de 200 mil fôlderes e outros materiais informativos.

O trabalho é feito pelo Núcleo de Educação em Saúde (NESC), e faz parte de uma série de atividades permanentes de educação em saúde em parcerias com escolas, hospitais, organizações da sociedade civil e outros órgãos públicos e privados. “Nosso objetivo é despertar em toda a sociedade o espírito de contribuição coletiva para a minimização dos índices vetoriais de doenças, consideradas graves problemas de saúde pública, como por exemplo, a dengue”, afirma Júlia Santos, chefe do núcleo.

Júlia explica que as atividades desenvolvidas pelo NESC priorizam as relações dialógicas, contribuindo para a formação de consciência sanitária crítica, possibilitando o pleno exercício de cidadania. Os profissionais montam stands e organizam palestras sobre assuntos como dengue, raiva, calazar, diarreia drogas, violência, Hanseníase e Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). No ano de 2015 foram realizadas 203 palestras e 247 ações com stand até o mês de novembro, com participação de aproximadamente 48 mil pessoas.

Os stands são equipados com kit’s multimídia (notebook, data show, TV, DVD, caixas de som e microfone), microscópio e lupas de mesa, material educativo, amostras do ciclo biológico do Aedes aegypti e de material reciclável que serve de possível criadouro do mosquito. “Com isso, queremos mostrar que este material pode ser reaproveitado e não apenas descartado, criando possibilidades para a formação de criadouros do Aedes aegypti”, explica Júlia Santos.

O NESC também realiza ações educativas nos mutirões de limpeza, que têm como objetivo reforçar o recolhimento de lixo suscetível a acumular água e se tornar criadouro do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Este ano foram realizados 13 mutirões de limpeza pela FMS em parceria com as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDUs), com um total de 597,137 toneladas de lixo recolhido.

NESC dengue

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/141/nucleo-de-educacao-em-saude-leva-informacao-a-mais-de-7-mil-instituicoes-em-2015