MOSTRA

Cerca de mil profissionais de saúde participam de Mostra sobre Atenção Básica

Serão apresentados 116 trabalhos sobre as ações, vivências e soluções encontradas no dia a dia do trabalho nos dispositivos da atenção básica

Cerca de mil profissionais de saúde participam de Mostra sobre Atenção Básica

Com o intuito de dialogar e conhecer novas iniciativas em saúde, cerca de mil profissionais da Fundação Municipal de Saúde (FMS) estão participando hoje (01) da 2ª Mostra Teresinense de Produção na Atenção Básica, que ocorre durante todo o dia no espaço três do Atlantic City.

O evento foi idealizado para promover a troca de informações, valorizar o trabalhador como protagonista local e estimular o uso de soluções criativas e adaptáveis para os desafios em relação ao acesso com qualidade aos serviços de saúde. Serão apresentados 116 trabalhos sobre as ações, vivências e soluções encontradas no dia a dia do trabalho nas Unidades Básicas de Saúde e outros dispositivos da atenção básica.

O presidente da FMS, Francisco Pádua, enfatizou a importância de que as experiências vividas na atenção básica - considerada o principal ponto de contato dos usuários com o Sistema Único de Saúde (SUS) – sejam compartilhadas. “São exemplos de como superar os obstáculos e transformar a vida de todos, e só têm a contribuir para o trabalho como um todo”, afirma.

Os trabalhos apresentados, divididos entre relatos orais e banners, concorrem a 11 prêmios pelo II Concurso Teresinense de Experiências na Atenção Básica. Está também programada a realização de palestras sobre temas pertinentes aos desafios da promoção em saúde neste campo, como a Política Nacional de Atenção Básica – que lista as diretrizes e funcionamento do serviço – seus desafios e resultados, além da qualificação dos processos de trabalho a partir do acolhimento nas UBS. Haverá ainda uma exposição sobre os avanços na saúde bucal do município durante os últimos anos.

Segundo Francisco Pádua, a promoção em saúde no contexto da atenção básica tem sido o foco da gestão do prefeito Firmino Filho. “Teresina tem recebido um alto investimento em estrutura e pessoal, que somado com ações como esta vêm para promover uma melhoria no atendimento à população”, relata o presidente da FMS.

mostra atenção básica

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/138/cerca-de-mil-profissionais-de-saude-participam-de-mostra-sobre-atencao-basica