MOSTRA

Mostra promove troca de experiências para aprimorar atendimento em saúde

A ideia é promover a troca de experiências, por meio da apresentação do que tem sido produzidona atenção básica

A FMS promove hoje (1º de dezembro) da abertura da 2ª Mostra Teresinense de Produção na Atenção Básica, no espaço três do Atlantic City. O evento, que começa a partir das 8h, tem a proposta de promover uma reflexão sobre os cuidados primários em saúde na capital.

A ideia é promover a troca de experiências, por meio da apresentação do que tem sido produzido nas Unidades Básicas de Saúde e outros dispositivos da atenção básica, e com isso contribuir para a melhoria dos serviços prestados à comunidade.

“Queremos promover a troca de informações, para valorizar o trabalhador como protagonista local e estimular o uso de soluções criativas e adaptáveis para os desafios em relação ao acesso com qualidade aos serviços de saúde”, afima Ayla Calixto, gerente de Atenção Básica da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Para isso, foi organizado o II Concurso Teresinense de Experiências na Atenção Básica. Serão expostos 116 trabalhos de autoria de profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF), Saúde Bucal, Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Consultório na Rua, além de servidores da FMS.

“Os trabalhos foram divididos nas categorias de relatos orais e apresentação em formato banner, e concorrem a uma premiação”, explica Ayla Calixto. As apresentações seguem eixos temáticos pertinentes ao tema, como vigilância em Saúde; Promoção da Saúde; Assistência à saúde nos eixos programáticos; Saúde Bucal; Programa Saúde na Escola e as experiência de Gestão relacionadas a Atenção Básica.

O evento contará ainda com palestras e conferências sobre os desafios da promoção em saúde no contexto da atenção básica, considerada o principal ponto de contato dos usuários com o Sistema Único de Saúde (SUS). Os participantes poderão discutir a Política Nacional de Atenção Básica – que lista as diretrizes e funcionamento do serviço – seus desafios e resultados, além da qualificação dos processos de trabalho a partir do acolhimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Haverá ainda uma exposição dos avanços na saúde bucal do município durante os últimos anos.

II Mostra Teresinense de Produção na Atenção Básica
Data: 01 de dezembro de 2015

7h – Credenciamento e entrega de material
8h – Mesa de abertura do evento