Prefeitura investe na requalificação de Unidades Básicas de Saúde

São 35 obras de construção e reforma em andamento

Prefeitura investe na requalificação de Unidades Básicas de Saúde

As Unidades Básicas de Saúde (UBS), popularmente conhecidas como posto de saúde e instaladas perto de onde moramos, trabalhamos, estudamos e vivemos desempenham um papel central na garantia de acesso a uma saúde de qualidade. As unidades oferecem uma diversidade de serviços realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo acolhimento, consultas de enfermagem, médicas e de saúde bucal, distribuição e administração de medicamentos, vacinas, visitas domiciliares, atividade em grupo nas escolas, nas associações e de educação em saúde.

A atenção básica em saúde é capaz de resolver até 80% dos problemas de saúde das pessoas, segundo o Ministério da Saúde. Para fortalecer ainda mais a assistência à saúde da população a partir da atenção primária, que é a principal e mais próxima porta de entrada do SUS, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) entregará no mês de dezembro mais duas obras de Unidades Básicas de Saúde em Teresina. A comunidade do Conjunto Nova Teresina, zona Norte, receberá uma UBS nova no próximo dia 4, a partir das 8h. Já a população do bairro Três Andares, zona Sul, terá a entrega de reforma da Unidade local no dia 10 de dezembro.

“Além disso, nós estamos com 35 obras de Unidades Básicas em andamento, são 10 reformas e 25 construções. Através de estudos verificamos que muitas dessas unidades funcionavam em prédios alugados e com pouca estrutura tanto para os funcionários, como para a população assistida. Daí a importância de requalificar os espaços, o que justifica esse volume de investimentos em construção de novas Unidades e reforma das que necessitam de melhorias. Também já temos sete obras de academias populares bem avançadas, aguardando somente a implantação dos equipamentos externos. Com as reformas e construções vamos melhorar e muito os serviços da atenção primária em saúde da capital”, afirma Francisco Pádua, presidente da FMS.

A Atenção Básica possibilita resolver parte dos problemas de saúde, evitando a busca pelo atendimento nas emergências dos hospitais. Teresina tem mais de 95% de cobertura da atenção básica. Com esse índice, a capital piauiense se destaca entre as que possuem mais de 500 mil habitantes. O percentual é significativo levando-se em consideração que a Prefeitura investe 35% do seu orçamento com saúde, um valor elevado se comparado a outras gestões municipais.

“Nós investimos constantemente na infraestrutura e capacitação dos profissionais que atuam na promoção em saúde em nossa cidade”, afirma o prefeito de Teresina, Firmino Filho. Para ele, a saúde pública merece o respeito da gestão e deve ser vista como prioridade. “Com estas melhorias, ganha a atenção básica e ganha a população com um melhor atendimento. E as ações continuam, pois nunca se investiu tanto em obras desta área como tem sido investido agora”, destaca.

E o investimento na atenção primária em saúde tem rendido bons frutos. A boa resolutividade das UBSs fez com que Teresina apresentasse uma diminuição significativa no índice de Internações Clínicas por Condições Sensíveis à Atenção Básica (ICSAB). A meta considerada satisfatória é de até 35% de internações e Teresina conseguiu chegar em 2015 com apenas 23,95% de internações, um número bem inferior ao considerado aceitável, de acordo com dados do Ministério da Saúde, através do Mapa da Saúde.

Segundo o levantamento, foi registrada diminuição na proporção de internações que poderiam ter sido resolvidas no nível primário, o que significa ter ocorrido maior resolutividade na rede básica, ocorrendo o tratamento ou mesmo a cura dos pacientes ainda nas fases iniciais (prevenção, diagnóstico e tratamento precoce).

“O resultado positivo é consequência da boa atuação das Unidades Básicas de Saúde. São nesses locais onde existe o acompanhamento sistemático em saúde e os trabalhos preventivos, o que contribui para que as doenças sejam diagnosticadas e tratadas no nível da atenção básica, não evoluindo para a internação”, explica Francisco Pádua.

ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) também está investindo na melhoria da infraestrutura dos locais que prestam serviço de Atenção Psicossocial. Uma Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil - UAi já teve obra iniciada. A Uai é um serviço que oferece acolhimento transitório às crianças e adolescentes de ambos os sexos, de 10 a 18 anos de idade, com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas. Acolhe e oferece cuidados contínuos e de proteção, observando as orientações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A permanência no serviço é de caráter voluntário.

A UAi deve garantir os direitos de moradia, educação e convivência familiar e social para os usuários por até seis meses, oferecendo a este público e seus familiares tempo e oportunidade para construir novos projetos de vida.

Outra obra na área de atenção psicossocial que será iniciada em breve, já que está em fase de licitação, é a do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Centro/Norte, que terá sede própria, pois atualmente funciona em prédio alugado na Rua Lucrécio Dantas Avelino, nº 521, bairro Água Mineral.

fms Unidades Básicas de Saúde

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/134/prefeitura-investe-na-requalificacao-de-unidades-basicas-de-saude