FAXINA NOS BAIRROS

Criar hábito de limpeza evita proliferação do mosquito Aedes aegypti

A ação de limpeza e educação em saúde acontecerá no Dirceu II este sábado

Criar hábito de limpeza evita proliferação do mosquito Aedes aegypti

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Cuidar do ambiente em que vivemos é uma forma de conter a reprodução do mosquito Aedes aegypti e é com esse intuito que a Prefeitura de Teresina realizará amanhã (12), a partir das 8h, a 42ª Faxina nos Bairros. Uma ação de limpeza que visa combater o transmissor da zika, dengue e chikungunya e evitar o acúmulo de lixo nas residências da cidade, pois eles podem ser acumuladores de água e se tornar criadouros do mosquito.

A ação de limpeza e educação em saúde acontecerá no Dirceu II este sábado e em 41 edições já recolheu 4.574 toneladas de lixo da capital. As equipes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) se concentrarão na praça do mercado local e irão percorrer a Rua Desembargador Manoel Felício, a Rua 54, ao lado do metrô, a quadra 270 até a Avenida principal do bairro.

“A faxina de sábado visa recolher aquele material que não serve mais e está jogado no quintal e que a pessoa não coloca na coleta rotineira de lixo doméstico porque o caminhão não leva. Com a chegada das chuvas, a população precisa ficar ainda mais atenta de praticar o hábito de manter sua residência e arredores sempre limpos. As atitudes rotineiras trazem muitos benefícios à saúde, não apenas em evitar zika, dengue e chikungunya, como também outras doenças decorrentes de falta de higiene", alerta Francisco Pádua, presidente da FMS.

Entre as ações de precaução para evitar criadouros de mosquito que precisamos ter dentro de casa estão: Verificar se as caixas d'água estão bem tampadas; guardar garrafas, latas e baldes com a boca virada para baixo ou encaminhar o material para a coleta seletiva; verificar bromélias e outras plantas que acumulam água; preencher os pratos de vasos de flores com areia; colocar uma colher (de sopa) de água sanitária a cada litro de água onde a água não pode ser totalmente removida, como ralos e vasos sanitários não usados com frequência; guardar pneus em locais secos e cobertos; manter as lixeiras externas bem fechadas; limpar ralos, calhas e os reservatórios de água da geladeira e sempre lavar o pote de água do seu animal de estimação.

Faxina nos Bairros fms

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1305/criar-habito-de-limpeza-evita-proliferacao-do-mosquito-aedes-aegypti