DENGUE

FMS intensifica vigilância e reúne agentes para aprimorar o combate ao Aedes aegypti

Período chuvoso está chegando e é preciso redobrar a atenção quanto à proliferação do mosquito

Em razão da mobilização nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite doenças como a dengue, zika e chikungunya, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) organiza amanhã (27) uma conversa com os agentes de endemias que atuam na cidade. Será no auditório da instituição, a partir das 14h.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, o encontro é um momento de diálogo entre colaboradores para aprimorar o trabalho de detecção e eliminação de focos do mosquito. Em razão das descobertas de relação entre o zika vírus e os casos de microcefalia e síndrome de Guillain-Barré, a preocupação com os danos causados pelo Aedes aegypti precisa ser redobrada.

“Agora mais do que nunca este trabalho precisa de atenção especial, pois a melhoria na qualidade do serviço dos agentes de endemias será refletida no controle da dengue, zika e chikungunya em Teresina”, afirma a diretora. “Queremos dialogar e esclarecer este público, que trabalha diretamente com a prevenção e combate aos focos do Aedes aegypti, e assim que possível estender a conversa a outros profissionais de saúde também”, completa.

Até 13 de novembro de 2015, a FMS confirmou 4.436 casos de dengue em Teresina. Os cinco bairros mais afetados pela dengue, segundo dados da FMS, são: Santa Maria da Codipi, com 323 casos; Parque Brasil, com 212 casos; Mocambinho, com 201 casos; Buenos Aires, com 170 casos, e Santo Antônio, com 147 casos.

dengue chikungunya zika aedes aegypti

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/130/fms-intensifica-vigilancia-e-reune-agentes-para-aprimorar-o-combate-ao-aedes-aegypti