CONCURSO

FMS premia redações sobre alimentação e mudanças climáticas

A premiação será dia 8 de novembro na Escola Municipal Maria do Socorro Pereira da Silva, no bairro Esplanada (zona Sul)

A Fundação Municipal de Saúde (FMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), premia no próximo dia 8 de novembro os trabalhos vencedores do I Concurso de Redação da Organização das Nações Unidas com o tema “O clima está mudando. A alimentação e a agricultura também”. Será a partir das 9h na Escola Municipal Maria do Socorro Pereira da Silva, no bairro Esplanada (zona Sul).

A iniciativa está relacionada às comemorações do Dia Mundial da Alimentação, que foi celebrado no último dia 16 de outubro. O intuito do concurso é alertar sobre a importância da escolha do consumo alimentar e seu impacto nas modificações climáticas. Ele visa criar espaços de discussão e debate nas salas de aula que oportunizem a professores e estudantes a reflexão sobre o tema, expressando sua maneira de ver as mudanças do clima refletidas na escolha do tipo de alimento que se consome.

Participaram do certame alunos do quinto ano do Ensino Fundamental, escolhidos em uma seleção prévia realizada pela SEMEC. “Foram escolhidas inicialmente duas escolas, das quais selecionamos seis redações”, conta Theonas Gomes, do Núcleo de Alimentação e Nutrição da FMS. “Os trabalhos foram avaliados por uma comissão formada por representantes da FMS, SEMEC e um representante dos alunos do 9º ano, e serão divulgados no dia da premiação nos sites e redes sociais da Prefeitura de Teresina”, diz ela.

Os critérios de seleção foram: coerência com o tema escolhido, clareza de ideias, estética e ortografia. O primeiro lugar receberá um tablet e uma edição do guia alimentar da FMS. Todos os finalistas receberão ainda o livro de colorir “Ideias para colorir a mesa” e um certificado, que será também entregue aos professores e demais envolvidos no projeto. Já a escola premiada receberá uma placa de reconhecimento por incentivar a alimentação sustentável.

Estudos indicam que o número de habitantes do planeta será superior a 9 bilhões em 2050. Diante deste cenário, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) estima que a produção mundial de alimentos terá de aumentar em 60% para atender esta demanda.

Ao mesmo tempo, os pequenos produtores e agricultores familiares do mundo, que produzem a maior parte dos alimentos que comemos, estão entre os mais afetados por altas temperaturas e desastres relacionados às secas e às mudanças climáticas.

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1289/fms-premia-redacoes-sobre-alimentacao-e-mudancas-climaticas