SAÚDE DO IDOSO

"Caindo de maduro só fruta": Projeto estimula independência dos idosos

O envelhecimento, antes considerado um fenômeno, hoje, faz parte da realidade da maioria das sociedades

"Caindo de maduro só fruta": Projeto estimula independência dos idosos

O exercício da autonomia e a condição de dependência e independência estão presentes durante todo nosso curso de vida, da infância até a velhice. O projeto ‘Caindo de Maduro Só Fruta’, das Equipes de Saúde da Família da Unidade Básica de Saúde do Poty Velho, zona Norte de Teresina, visa trabalhar a independência da pessoa idosa.

“Através de exercícios funcionais, de memória e da dança trabalhamos a lateralidade, a postura, a marcha, o equilíbrio, isso tudo para que o idoso caia menos, tenha maior interação social, melhore a mente, e tenha mais disposição e independência em suas atividades cotidianas”, afirma Nancy Loiola, enfermeira da UBS do Poty Velho.

Em média, 25 idosos fazem parte do projeto ‘Caindo de Maduro Só Fruta’. Carlota Carvalho de Araújo, 71 anos, participa das atividades voltadas ao público da terceira idade da UBS do Poty Velho há mais de um ano. “Antes eu não subia escada sozinha, não armava uma rede ou estendia roupas no varal, agora consigo fazer tudo isso. Depois de começar a participar do grupo e fazer as atividades físicas tudo melhorou. Muito bom! E aqui é animado”, explanou ela.

A Unidade de Saúde desenvolve diversas atividades voltadas às pessoas com idade acima dos 60 anos. Dentro do projeto “Caindo de Maduro Só Fruta”, tem o Grupo de Exercícios Funcionais, o de Memória Ativa e o Grupo de Dança. “Às terças e quintas, no turno da tarde, oportunizamos aos idosos exercícios de equilíbrio, fortificação muscular das pernas e braços, para que eles mantenham as funcionalidades rotineiras. Temos também um grupo de dança as terças e quintas pela manhã, além de sempre estarmos também realizando oficinas temáticas com os idosos. Já trouxemos temas como direito do idoso, alimentação saudável, prevenção ao suicídio”, expõe Nancy.

Rodrigo Santos do Monte, é educador físico, e atua voluntariamente encabeçando a atividade funcional voltadas aos idosos que participam das atividades no Poty Velho. O profissional começou a participar das atividades da UBS ainda em 2014, quando era estudante do curso de Educação Física. 

“Me envolvi muito com essas pessoas. Gosto de estar aqui. Ao me formar fui convidado pela equipe de enfermagem da Estratégia Saúde da Família para tocar o projeto Caindo de Maduro Só Fruta. A gente observa que nas Unidades Básicas de Saúde as pessoas se preocupam muito com dança para idosos, mas eu queria fazer algo um pouco diferente. Pensei, então, em uma atividade mais funcional, justamente para melhorar as atividades do dia a dia dessas pessoas. Proporcionar mais força, coordenação motora, equilíbrio e mais interação grupal. Nós utilizamos material de baixo custo para desenvolver nossas atividades com eles, como as próprias cadeiras da unidade, que são apoio em exercícios, assim como bolas, bambolê, faixas elásticas e bastão”, fala o professor entusiasmado. 

Raimunda Nonata da Silva, 77 anos, participa das atividades da UBS do Poty Velho desde fevereiro deste ano. “Muito bom, me sinto animada pra vir pra cá. Melhorei ao caminhar e para fazer as coisas de casa também", relata. Estou mais disposta”. Algo parecido acontece com Maria de Jesus, 63 anos: “Perdi meu pai, minha mãe entrou em depressão em 2006. Foi muito difícil para ela e comecei a me dedicar bastante a acompanhá-la e esqueci um pouco de mim. Ela veio a falecer ano passado e foi quando entrei no grupo para não ficar tão desanimada em casa. Já vou fazer um ano aqui. Adoro participar. Melhorei a saúde, porque eu tenho problemas renais e de tireóide e com atividade física e também de interação eu melhorei bastante. Também eu tive um tempo com depressão e o grupo me ajudou a sair dessa”, diz.

O envelhecimento, antes considerado um fenômeno, hoje, faz parte da realidade da maioria das sociedades. O mundo está envelhecendo. Tanto isso é verdade que dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estimam que existam no ano de 2050 cerca de dois bilhões de pessoas com sessenta anos e mais no mundo, a maioria delas vivendo em países em desenvolvimento.

A UBS do Poty Velho desenvolve ainda a Terapia Comunitária Integrativa (TCI) como ferramenta de cuidado nos programas de inserção e apoio à saúde mental da população. É um espaço de acolhimento, para a partilha de sofrimentos e sabedoria de vida, que ocorre de maneira circular e horizontal. Constitui um espaço de escuta, reflexão e troca de experiências, criando uma teia de relação social entre os participantes, na busca de soluções para conflitos pessoais e familiares. 

“Na terapia, os idosos encontram espaço para falarem sobre aquilo que lhes traz sofrimento, suas preocupações do cotidiano. São ouvidos, se tornam visíveis. Saem da roda com elementos novos para uma reflexão, não são mais os mesmos. As temáticas mais abordadas pelos idosos são solidão pela saída dos filhos de casa para constituírem nova família, envolvimento de filhos e netos com drogas, com álcool e o medo da violência”, destaca Nancy Loiola.

Destaque Nacional

O Ministério da Saúde e o Icict/Fiocruz lançaram a quarta edição do Mapeamento de Experiências Exitosas de Gestão Pública no Campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa no mês de agosto de 2016. A gestão da Unidade Básica de Saúde inscreveu o Projeto Caindo de Maduro Só Fruta, que foi avaliado por um comitê composto por gestores, pesquisadores e controle social, além de representantes de diversas instituições ligadas à área de saúde do idoso e envelhecimento em todo o Brasil.

“Nosso projeto faz parte das 14 experiências que foram escolhidas pela Fiocruz. Em dezembro, o projeto será apresentado na Mostra de Experiências Exitosas no cuidado com o idoso. Estamos muito felizes. Nossas equipes se empenham bastante para cuidar dessas pessoas que merecem muito da nossa atenção”, afirma Nancy Loiola, enfermeira da UBS do Poty Velho.

Segundo o Caderno de Atenção Básica – Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa, do Ministério da Saúde, é função das políticas de saúde contribuir para que mais pessoas alcancem as idades avançadas com o melhor estado de saúde possível. O envelhecimento ativo e saudável é o grande objetivo nesse processo. Se considerarmos saúde de forma ampliada torna-se necessária alguma mudança no contexto atual em direção à produção de um ambiente social e cultural mais favorável para população idosa.

  • "Caindo de maduro só fruta": Projeto estimula independência dos idosos
  • "Caindo de maduro só fruta": Projeto estimula independência dos idosos
  • "Caindo de maduro só fruta": Projeto estimula independência dos idosos
  • "Caindo de maduro só fruta": Projeto estimula independência dos idosos
Tags:
saúde do idoso Caindo de Maduro Só Fruta fms

Comentários (0)


 
 

Fundação Municipal de Saúde de Teresina - FMS

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1284/caindo-de-maduro-so-fruta-projeto-estimula-independencia-dos-idosos