FAXINA

Faxina nos Bairros estará na Santa Maria da Codipi amanhã (15)

A concentração é na praça principal do bairro, a partir das 8h da manhã.

Faxina nos Bairros estará na Santa Maria da Codipi amanhã (15)

As ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, continuam em Teresina. Amanhã (15), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) promove mais uma edição da Faxina nos Bairros. Desta vez será na Santa Maria da Codipi, com concentração na praça principal do bairro, a partir das 8h da manhã.

A operação chega à sua 39ª edição com mais de 4.402 toneladas recolhidas por toda a capital. Em uma parceria com as Superintendências de Desenvolvimento Urbano, é organizado um mutirão de limpeza e educação, com participação de toda a comunidade, que acontece todos os sábados.

“O diferencial da faxina para a limpeza de rotina é que as equipes de limpeza também recolhem materiais de grande porte, como móveis e eletrodomésticos sem serventia”, explica o presidente da FMS, Francisco Pádua. “Para viabilizar isso, os agentes comunitários de saúde mobilizam a comunidade em suas visitas, orientando que façam esta limpeza interna e deposite todo o lixo em suas calçadas no sábado, para que aconteça o recolhimento”, esclarece ele.

Além da coleta, é realizada capina e uma caminhada educativa, de porta em porta, em que são distribuídos panfletos e dadas orientações à população. “Contamos com a colaboração de todos para vencermos esta batalha”, conclama o presidente.

A FMS planeja para breve novas ações de combate ao Aedes aegypti. Uma delas é o incentivo à limpeza intra-imóvel, por meio do reforço do trabalho educativo para incentivar a higiene dentro de casa. “A população precisa colaborar para que o trabalho das equipes de limpeza não seja em vão”, conta a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba. “Queremos orientar quando ao descarte do lixo correto, que não deve ser feito em vias públicas, e também trabalhar questões como reciclagem”, diz ela.

faxina bairros santa maria da codipi

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1281/faxina-nos-bairros-estara-na-santa-maria-da-codipi-amanha-15