CAPS

10 anos do CAPS II Norte são comemorados por usuários e profissionais

A manhã de lazer fecha a programação comemorativa iniciada no começo do mês

10 anos do CAPS II Norte são comemorados por usuários e profissionais

Usuários, familiares e profissionais de saúde mental estiveram hoje (25) reunidos no Clube dos Servidores Municipais para celebrar os 10 anos do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II Norte. A manhã de lazer fecha a programação comemorativa iniciada no começo do mês.

Teatro, canto, aula de zumba e homenagens foram algumas das atividades desenvolvidas durante o evento. Os usuários se sentiam à vontade para se expressar por meio de músicas, poemas e depoimentos sobre sua experiência com o CAPS e a saúde mental como um todo. Em seguida, foi servida uma feijoada com apresentação de música ao vivo.

“O CAPS é uma família e sou feliz em estar aqui” diz Airton Glaydson, que é usuário do centro há 10 anos. Regina Silva também recebe atendimento há 10 anos, mas antes passou por outros dispositivos de saúde mental e afirma que em nenhum deles recebeu o tratamento que recebe no CAPS II Norte. “Eu gosto muito dos funcionários, e aqui sempre tem uma atividade diferente todo dia. Eu participo de tudo e gosto muito”, conta ela.

“Você consegue ver que o CAPS é um porto seguro para os usuários e a família, um local onde eles buscam apoio e superação”, afirma a coordenadora Érica Machado. “Eles se sentem acolhidos e esta é a nossa prioridade: trabalhar junto com a família e sociedade para reinserir estas pessoas”, completa.

Segundo Érica Machado, o CAPS II Norte conta atualmente com 48 funcionários que se esmeram para dar o melhor atendimento à comunidade. “É um trabalho que requer delicadeza e sensibilidade, para compreender o usuário. Trabalhar com saúde mental é uma paixão e muito gratificante”, diz a coordenadora.

O CAPS II Norte acompanha atualmente 2004 usuários e realiza uma média de 500 atendimentos por mês. O centro é classificado como do tipo II, que se caracteriza pela disponibilidade de tratamentos do tipo intensivo (o usuário permanece o dia todo até que a sua situação se normalize), semi-intensivo (ele é acolhido e recebe acompanhamento três vezes por semana) e não-intensivo (com acompanhamento, em média, três vezes por mês).

caps aniversário saúde mental

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/128/10-anos-do-caps-ii-norte-sao-comemorados-por-usuarios-e-profissionais