SELEÇÃO

FMS inscreve para seleção do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde

Resultado da seleção será publicado a partir do dia 30 de novembro.

Iniciam hoje (24) e seguem até sexta, 27 de novembro, as inscrições para a seleção do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET-Saúde/GraduaSUS 2016/2017. O programa, do Ministério da Saúde, é voltado para profissionais de saúde interessados em atuar como preceptores de alunos de cursos da área de saúde da Universidade Federal do Piauí (UFPI). As inscrições serão realizadas na Diretoria de Ações Assistenciais da Fundação Municipal de Saúde (FMS), a partir da entrega da documentação exigida, até a próxima sexta-feira, 27 de novembro, no horário de 8h às 12h30.

Estão sendo ofertadas 24 vagas na modalidade de cadastro de reserva para profissionais da Fundação Municipal de Saúde (FMS) que atuam na assistência, para desenvolver as atividades nas Unidades Básicas de Saúde do Vamos Ver o Sol, Nova Brasília, Santa Bárbara e Alto da Ressurreição, além dos CAPS II, Norte, Leste, Sudeste e AD. Há também seis vagas na modalidade cadastro de reserva para profissionais da FMS que atuam na Gestão Regional e Central.

Para participar da seleção no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-GRADUASUS) o profissional de saúde deverá comprovar, no ato da inscrição, vínculo empregatício formal com a FMS nos estabelecimentos/ serviços de referência para o trabalho; dedicar-se, no período de vigência da bolsa, às atividades do PET SAÚDE / GRADUASUS, tanto nos serviços de saúde como na universidade, sem prejuízo de suas atividades profissionais regulares; apresentar carta de intenções, contando de modo conciso, sua formação acadêmica, sua trajetória profissional dentro da FMS, justificando seu interesse em atuar como preceptor em um projeto como o GRADUASUS, deixando claro por que razões a sua participação pode contribuir efetivamente para o êxito das atividades.

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-SAÚDE GRADUASUS) foi lançado pelo Ministério da Saúde, por intermédio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), como fomento e organização das ações de integração ensino de graduação-serviço-comunidade nos território de saúde, para fortalecer o movimento de mudança da formação de graduação em saúde, aproximando-a do Sistema Único de Saúde (SUS).

“As ações desenvolvidas pelos projetos deverão envolver atores do SUS e da comunidade acadêmica, como professores, estudantes, profissionais de saúde e gestores, com foco na interdisciplinaridade, na integração ensino-serviço, na humanização do cuidado, na integralidade da assistência, no desenvolvimento das atividades que considerem a diversificação de cenários de práticas e redes colaborativas na formação para o SUS. Além de reorientar a formação profissional nos cursos de graduação da UFPI, o PET tem o objetivo da qualificação em serviço dos professores, alunos e profissionais da saúde, daí sua importância”, explica Smithany Barros, diretora de Ações Assistenciais da FMS.

O resultado da seleção será publicado a partir do dia 30 de novembro, no site da Fundação Municipal de Saúde, no endereço eletrônicofms.teresina.pi.gov.br e no Núcleo de Estudos de Saúde Pública da UFPI.

Confira aqui o edital.

seleção pet

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/127/fms-inscreve-para-selecao-do-programa-de-educacao-pelo-trabalho-para-a-saude