Plano

Plano para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis é lançado nesta quarta (02)

Será a partir das 8h30, no auditório da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Próxima quarta-feira, 02 de setembro, o prefeito de Teresina, Firmino Filho,  lança o Plano Municipal Intersetorial para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Será a partir das 8h30, no auditório da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

São chamadas de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) os males multifatoriais que se desenvolvem no decorrer da vida e são de longa duração. O Plano aborda os quatro principais grupos de doenças (circulatórias, câncer, respiratórias crônicas e diabetes) e seus fatores de risco modificáveis (tabagismo, álcool, inatividade física, alimentação inadequada e obesidade). Além disso, ele define diretrizes e ações em vigilância, informação, avaliação e monitoramento, promoção da saúde e cuidado integral.

Atualmente, as DCNT são consideradas um sério problema de saúde pública, e já são responsáveis por 63% das mortes no mundo, segundo estimativas da Organização Mundial de Saúde. “Estas doenças geram um elevado número de óbitos prematuros, perda de qualidade de vida, com alto grau de limitação nas atividades de trabalho e de lazer, além de impactos econômicos para as famílias, comunidades e a sociedade em geral”, afirma Letícia Ferreira, da Gerência de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (GEVIDANT) da FMS.

Por meio do plano, o município de Teresina define metas e ações para o enfrentamento das DNTC, comprometendo-se integralmente com o seu cumprimento a partir da oferta e destinação de recursos físicos, materiais e humanos especializados.

“Entre as principais metas estão reduzir a taxa de mortalidade prematura (menores de 70 anos) por DCNT; reduzir a prevalência de obesidade, de consumo nocivo de álcool e tabagismo; aumentar a prevalência de atividade física no lazer e a alimentação saudável; aumentar a cobertura de mamografia e de e exame preventivo de câncer de colo uterino, e tratar 100% das mulheres com diagnósticos de lesões precursoras de câncer”, enumera Letícia Ferreira.

Em Teresina, as primeiras causas de morte por doenças crônicas não transmissíveis são as doenças do aparelho circulatório, chegando a 160 óbitos para cada 100 mil habitantes, seguida pelas neoplasias, apresentando 101 óbitos para cada 100 mil habitantes, segundo dados da FMS ano 2014.

Na avaliação dos fatores de risco para DNTC em adultos por sexo, observa-se que o sexo masculino se destaca na grande maioria dos fatores de risco avaliados, são eles: adultos com excesso de peso (52,7%), consumo de carne com excesso de gordura (36,5%), consumo de álcool (28,0%), sedentarismo (19,7%) consumo regular de refrigerante (17,3%) (VIGITEL, 2014).

Endereço Web: https://site.fms.pmt.pi.gov.br/noticia/1263/plano-para-o-enfrentamento-das-doencas-cronicas-nao-transmissiveis-e-lancado-nesta-quarta-02